O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), divulgou na tarde desta terça-feira, 20, o resultado preliminar da avaliação psicológica do concurso público para soldado da Polícia Militar. Aos candidatos que foram considerados aptos nesta etapa resta apenas aguardar o resultado da investigação social, última etapa do certame.
Segundo a superintendente de Recursos Humanos do Governo, Andrea Macedo, os candidatos inaptos, e somente a estes, poderão tomar conhecimento das razões de sua inaptidão por meio de entrevista devolutiva a ser solicitada no período 21 a 22 de maio, no endereço eletrônico www.funcab.org, conforme disposto no subitem 11.12 do Edital do Certame.
“No comparecimento à entrevista devolutiva, o candidato pode ou não estar acompanhado de um psicólogo, caso esteja, este deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Conselho Regional de Psicologia – CRP. A entrevista devolutiva será exclusivamente de caráter informativo para esclarecimento do motivo da inaptidão do candidato ao propósito seletivo, não sendo, em hipótese alguma, considerada como recurso ou nova oportunidade de realização do teste”, ressalta a superintendente.
Após a realização da entrevista devolutiva, será facultado ao candidato solicitar a revisão de sua avaliação, mediante interposição do pedido de revisão na data prevista de 26 a 27 de maio, conforme disposto no subitem 11.15, devendo ser obedecido o estabelecido no item 12 do Edital do Certame.
Candidatos devem adiantar exames
O Governo de Sergipe orienta que os candidatos aprovados no concurso público para soldado da Polícia Militar já adiantem a realização dos exames admissionais. Previstos no edital de abertura do certame, estes exames serão entregues na convocação para o curso de formação. De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, o objetivo do governador Jackson Barreto é o de acelerar o processo de chegada destes homens e mulheres ao efetivo.
“Se o candidato estiver passando pelas fases com êxito e estiver dentro do número de vagas é importante já providenciar a marcação e execução destes exames para adiantar o processo de convocação, de início do curso de formação e, como consequência, de sua efetivação no quadro da Polícia Militar de Sergipe”, ressaltou Gama.
A respeito dos detalhes do curso de formação, o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício da Cunha Iunes aponta que o objetivo é que comece já no início do segundo semestre, após a homologação do concurso prevista para o dia 30 de junho. “Outra medida para agilizar a incorporação dos aprovados na PM foi a decisão do governador Jackson Barreto em concluir o curso de treinamento para os aprovados no menor prazo possível, sem prejudicar a qualidade da formação. Com funcionamento em horário integral, estimamos que o faremos em cinco meses. No último concurso, com o curso sendo realizado em apenas um horário, precisamos de 10 meses para concluí-lo”, esclareceu.
Segundo o edital de abertura do concurso, serão convocados para o Exame Médico Admissional (Inspeção de Saúde) os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso e classificados dentro do limite de vagas. Constatada a inaptidão de algum candidato, outros candidatos poderão ser convocados para realizá-la, observando estritamente a ordem classificatória do certame.
De caráter eliminatório, esta fase está prevista para ocorrer no início do segundo semestre e tem por objetivo avaliar o estado geral de saúde, física e mental, do candidato e determinar as condições indispensáveis para o provimento do cargo e desempenho das atividades policiais militares, e constará de exames e testes clínicos, bem como de exames laboratoriais. O Exame Médico Admissional será clínico e odontológico e realizado por uma Junta Médica de Saúde da PMSE, que funciona no Hospital da Polícia Militar, na Avenida Minas Gerais, s/n, Bairro 18 do Forte.
Clique aqui para acessar o resultado da avaliação psicológica.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Fonte: Seplag