As informações ainda são preliminares, mas, fontes de dentro do Complexo Penitenciário Jacinto Filho (COMPAJAF), no bairro Santa Maria, em Aracaju, dão conta de que a “cadeia foi novamente tomada” pelos internos. Como consequência, 2 agentes de disciplina foram feitos reféns e feridos, além de um cão morto. Inclusive, o cinófilo (amigo de cães – treinador de cães), estaria entre os que foram rendidos.
Outras informações dão conta de que a rebelião começou durante a ronda dos agentes, no final da manhã deste sábado, 17. Os internos armaram uma emboscada, arrombando um dos cadeados da cela, momento em que surpreenderam os terceirizados da empresa Reviver (administradora do Presídio), quando faziam o procedimento. Há informes também de que, tudo teria começado na área do “seguro” (lugar onde ficam presos ameaçados ou que sejam “mais “trabalhosos”)
Policiais militares foram acionados ao presidio por volta das 12h15 desta sábado, 17, para atender a ocorrência. Equipes do SAMU e Batalhão de Choque e COE(Complexo de Operações Especiais estão no local.
A situação já vem sendo anunciada pelos agentes há meses, que reivindicam, entre outras coisas, o reconhecimento da Reviver quanto à função de agentes prisionais e não apenas agentes de disciplina, já que, segundo eles, as atividades ali desenvolvidas, são semelhantes às de qualquer servidor do Estado que atua nos demais presídio.
Greve.
Os agentes penitenciários (servidores efetivos do Estado), iniciaram uma greve por tempo indeterminado desde a última quinta-feira, 15. A rebelião deste sábado pode estar relacionada ao movimento grevista, já que, para determinadas atividades dos terceirizados junto aos internos, é necessária a participação do servidor efetivo.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Redação Sergipe é Notícia