A Secretaria de Estado da Fazenda deu um passo importante em prol da classe empresarial, ao disponibilizar e lançar a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. E para facilitar a vida das micro e pequenas empresas a implantarem esse novo sistema, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a Instituição e o Sebrae com foco para atuar principalmente em duas frentes.
A primeira é junto às empresas de Tecnologia da Informação, provedoras de soluções para os empreendimentos que irão implantar a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Serão promovidas capacitações e consultorias, dando condições para que essas empresas de TI se preparem e desenvolvam sistemas que atendam as necessidades do mercado.
A segunda frente de atuação tem como público micro e pequenas empresas, além dos empreendedores individuais. Por meio do SebraeTec, a instituição poderá apoiar em até 80% do custo total da consultoria para implantação dos padrões da NFCe.
Para Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, é uma iniciativa louvável. “Estamos apoiando a SEFAZ, pois trata de uma ação que irá beneficiar o contribuinte. A NFCe trará grandes ganhos para o empresário, como economia de papel, diminuição da burocracia, facilidade para o aumento de numero de caixas. Vamos criar condições para que os pequenos negócios tenham acesso a essa importante ferramenta e para que as empresas do APL de TI possam suprir essa necessidade do mercado ”, destaca.
O empresário Alexandre Porto, presidente da Associação Comercial, também aprovou a iniciativa da SEFAZ. “É uma ação importante que vem sendo desenvolvida por Secretarias da Fazenda de diversos estados. Sergipe participou de forma pioneira, construindo em parceria com o setor empresarial, com empresas do setor de Tecnologia da Informação. É um momento de bastante significado para a classe empresarial, uma ferramenta que irá facilitar a vida do empreendedor”, destaca.
A Associação Comercial é parceira da iniciativa e irá disponibilizar gratuitamente para micro e pequenas empresas o sistema, o emissor de cupom fiscal eletrônico, permitindo que os pequenos negócios possam baixar sem custos o aplicativo pelo site.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Imprensa/Sebrae