O sistema anticolisão e a habilidade do piloto evitaram uma tragédia no Aeroporto de Aracaju, no estado de Sergipe, no início da tarde desta quarta-feira (14). O voo AD 4101 da companhia Azul, que fazia o trajeto Aracaju/Campinas com escala em Maceió, teve que fazer uma frenagem de emergência no precedimento de decolagem. Isso porque uma outra aeronave cruzava na mesma rota.
Segundo o vice-presidente da Federação Internacional de Desportos Universitários, o alagoano Luciano Cabral, que estava a bordo, hoje “o dia é de orações e agradecimentos”. Em seu perfil, numa rede social, o dirigente publicou o alívio de todos por tudo terminar bem, e o vídeo com a explicação do piloto sobre o fato.
De acordo com o piloto, a companhia aérea vai solicitar a fita do procedimento para investigação. “Nós abortamos a decolagem ao meio-dia e vinte nove. Portanto, temos que aguardar até uma e vinte e nove para o pessoal de engenharia dar uma olhada em nossas rodas e sistema de freios, e nos liberararem”, disse o comandante.
Fato corriqueiro
Ainda de acordo com o piloto, ao ser informado pelo pessoal da manutenção, o fato vem ocorrendo no aeroporto de Aracaju várias vezes.
A Redação do TNH1 entrou em contato com a Assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que não sabia do fato, e nos encaminhou para a Assessoria da Aeronáutica.
A Assessoria da Aeronáutica pediu que nossa redação enviasse um e-mail para que os questionamentos fossem levantados e respondidos. Até o fechamento da matéria não houve retorno.
Já a companhia Azul nos informou dois números de telefone da assessoria, mas não completavam as ligações até a publicação da matéria. .
CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO:
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
por Marcos Marabá – TNH1