Do G1 SE
Uma operação da Polícia Federal de Sergipe e Bahia cumpre mandados nesta terça-feira (13), em duas empresas de Aracaju, investigadas por fraude e corrupção.Segundo a polícia, estimativa inicial aponta que pelo menos R$ 30 milhões tenham sido desviados.
Ainda de acordo com a polícia, as empresas negociavam com prefeitos baianos. Eles foram detidos para prestar informação.
A operação denominada Treze de maio tem como objetivo combater crimes de desvio de recursos públicos e corrupção.
Através de nota, a Polícia Federal informou que as investigações “apontam a existência de uma organização criminosa em atividade há mais de dez anos, composta por funcionários públicos e empresários”.
De acordo com a PF, eles atuavam com a finalidade de desviar recursos públicos provinientes da conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de Valorização dos Profissionais da Educação, além de outros de origens federais, estaduais e municipais. O grupo utilizava empresas de fachada e laranjas contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais, informou a polícia.
Os envolvidos responderão por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações.