Com 36,8 centímetros de altura e pouco mais de 6 quilos, ela é um dos objetos mais desejados do mundo e acaba de desembarcar em Aracaju. Após uma viagem de 150 mil quilômetros pelo, passando por mais 10 capitais do Brasil, a Taça da Copa do Mundo, finalmente, pode ser prestigiada pelos sergipanos.
Aracaju foi a 11ª cidade do país a receber a taça. A cerimônia de abertura contou com a presença ilustre do tricampeão do mundo Jairzinho, que ao tocar no troféu da Copa, não se conteve e confessou. “Que saudade eu estava dela”.
Essa foi a primeira vez que o Furacão das copas levantou a taça FIFA e compara a emoção com o sentimento que viveu em 1970, no México, ao erguer a Jules Rimet. “O anseio é sempre o mesmo, eu lembro que em 70 eu contribui com os meus companheiros para alcançar o nosso principal objetivo que era ganhar a Jules Rimet, definitivamente. Então, está marcado essa alegria, essa vitória dentro da minha mente. E esse momento também é muito especial para nós brasileiros e torcedores”.
O Brasil é o terceiro país a receber o Tour Taça em Copas do Mundo. Após Alemanha e África, essa é a primeira vez que o troféu irá percorrer todas as capitais de um país sede. A iniciativa foi um acordo da FIFA com a parceira Coca-Cola para dar oportunidade a todos os brasileiros em ver de perto a taça do mundo.
“Nos outros países foi sempre para a capital do país, com uma cidade e depois partia para outro país. Dessa vez a gente assumiu o desafio de levar para o Brasil inteiro, porque nós achamos justo a população ter um pouquinho da copa do mundo. A gente achou legal levar essa emoção para todos os brasileiros, dando essa emoção, pegando a energia de todo mundo para que no dia 13 de julho a taça seja erguida pelos brasileiros”, afirma o diretor de comunicação da Coca-Cola, Victor Bicca.
Em Aracaju, a taça permanece até às 21h desta sexta-feira (9) em exposição no estacionamento do Shopping Jardins. No dia 1º de junho, a taça do mundo chega em São Paulo, local da abertura da Copa, onde encerra uma viagem de 41 dias consecutivos. Para quem quiser fazer a visitação é só comprar uma Coca de 2L, que dá direito a um tiket de acesso. O posto de troca é no supermercado localizado no shopping Jardins.
Homenagem
O sergipano Almir do Picolé recebeu das mãos de Jairzinho uma medalha que o homenageou entre os campeões anônimos do país. Em Sergipe, ele foi escolhido pelas ações beneficentes que realiza no âmbito social.
“Estou muito emocionado porque aqui em Sergipe eu que tirei o pano que cobre a taça junto com o Jairzinho, e estou com essa medalha que é única, fui o único a receber aqui no estado de Sergipe. Essa homenagem me dá mais empenho para que eu continue com meu projeto e manter meu trabalho”, comentou, Almir.
Com informações do A8SE