Para capacitar pessoas para o mercado de trabalho, o Programa Mais Qualificação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), oferece cursos profissionalizantes. Entre os quais estão os de Cuidador de Idoso e Cuidador Infantil, que fazem parte do eixo de Ambiente e Saúde do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Emprego (Pronatec).
Em maio, a Fundat está oferecendo em algumas de suas Unidades de Qualificação e Profissionalização (UQP), duas turmas de cada um destes cursos. No primeiro dia de aula da turma de Cuidador de Idoso, na UQP do bairro Jardim Esperança, os alunos mostraram interesse em obter conhecimentos na área, não só pelo desejo pessoal, mas também pela percepção das grandes oportunidades de emprego que a área tem gerado.
A aluna Aline da Conceição, comentou que até conhecer a Fundat teve dificuldade para encontrar cursos que formassem para o cuidado específico com os idosos. “A paixão por cuidar de idosos, surgiu através do convívio com a minha avó de 87 anos. Sou muito dedicada a ela e isso fez com que eu me apaixonasse cada vez mais pela área. Depois desse curso, pretendo fazer o de Enfermagem para trabalhar no campo da saúde, especificamente com os idosos”, declarou Aline.
Cuidado e bem-estar
Além do zelo pela integridade física e da atenção para a higiene, conforto e alimentação, os cuidadores de idosos e de crianças são capacitados ainda para a promoção de atividades lúdicas e de entretenimento. As medidas tem o objetivo de ir além da saúde física e se dedicar ao desenvolvimento psicológico da criança e à manutenção da saúde mental e do bem-estar do idoso, afastando, por exemplo, o risco de estado depressivo.
A prática destas atividades melhora a qualidade de vida, a autoestima e também a capacidade de socialização, medidas ideais para que crianças e idosos estejam aptos a adaptar-se de maneira saudável às mudanças dos ambientes de socialização.
Com informações do JornaldaCidade.Net/Fundat