Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da ANP, mostrou que a produção de petróleo no estado, em março de 2014, superou 1,4 milhão de barris equivalentes de petróleo (bep), sendo 11,2% maior, em relação ao mês anterior (fevereiro/2014).
O total produzido foi o maior para meses de março, de acordo com a série histórica iniciada no ano 2000, além de ser o maior volume produzido este ano. Comparando-se com o mesmo mês do ano passado, a produção se mostrou 15,2% maior. No primeiro trimestre desse ano, a produção de petróleo já apresenta alta de 9,2% em relação ao mesmo período de 2013.
Outro detalhe importante é a maior participação da produção em mar, que respondeu no mês analisado por 35,1% do total produzido, enquanto que no mesmo mês de 2013 a participação era de 19,7%. A produção em terra respondeu por 64,9% do total, tendo recuado 15,4 pontos percentuais em relação a março do ano passado.
Gás Natural
A produção de gás natural manteve recuperação no mês analisado, embora no primeiro trimestre o total produzido esteja menor (-6,6%), quando comparado ao mesmo período de 2013. Foram produzidos 597.276 bep, no mês de março.
No comparativo anual, a produção de gás natural cresceu 9%, enquanto na análise mensal houve elevação de 15,6%, em relação a fevereiro último, que por sua vez havia sido 22,8% maior na comparação com janeiro desse ano. Os campos marítimos foram responsáveis por 90,8% da produção total, enquanto a produção em terra respondeu por 9,2% do total produzido.
Fonte: Unidade de Comunicação do Sistema FIES – Unicom/FIES