A administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de adequar o orçamento da instituição às necessidades e expectativas criadas pela sociedade, acabou de criar uma Assessoria de Captação de Recursos. O anúncio foi feito hoje, 8, pelo reitor Angelo Antoniolli, durante café da manhã com corpo administrativo da UFS.A Assessoria buscará formas de conseguir parcerias e convênios que auxiliem financeiramente a Universidade, complementando os recursos existentes.
A criação da nova Assessoria se justifica pelo crescente envolvimento institucional com o desenvolvimento científico e cultural do Estado, o que gera ações em diversos municípios. Isso acaba por criar demandas onerosas para a Universidade, que não se ajustam mais ao seu orçamento oficial, definido pelo Ministério da Educação (MEC).
“O que acontece é que as ações da UFS estão a cada dia mais amplas e integradas à comunidade, e isso faz com que seja uma batalha diária oferecer serviços de qualidade com os recursos orçamentários à disposição. Vivemos um momento complexo na economia do país e todas as Universidades enfrentam as consequências desse cenário. A atuação do setor de captação de recursos nos dará o fôlego necessário para que nossas ações persistam e se expandam”, avalia o reitor da UFS, Angelo Antoniolli.
Designado como o responsável por esta missão, o professor Valter Santana Filho explica o principal objetivo da Assessoria de Captação de Recursos. Segundo ele, “o setor é estratégico porque visa estreitar e manter vínculos com os diferentes segmentos da sociedade civil, organismos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos âmbitos estadual, federal e municipal, além de promover o relacionamento com as instituições de ensino, pesquisa e fomento”.
Na prática, a nova Assessoria irá se articular para abrir e manter canais de relacionamento com parceiros em potencial, usando para isso diversas estratégias. “Podemos usar de contatos pessoais, de visitas programadas a organizações e seus dirigentes, da confecção de projetos direcionados para apoiadores específicos, da mobilização de recursos em ministérios e outras agências de fomento. A nossa ação será baseada no acompanhamento de oportunidades e na destinação de recursos extraorçamentários para a Universidade Federal de Sergipe”, explica Valter.
Subordinada ao Gabinete do Reitor, a Assessoria captará recursos de interesse institucional e oferecerá soluções alternativas para a gestão, não interferindo, portanto, no trabalho que já é feito pelos pesquisadores da Universidade. “Podemos auxiliá-los na condução dos seus projetos, principalmente no que concerne aos trâmites burocráticos e prestação de contas, mas eles continuarão independentes para darem andamento aos seus trabalhos da maneira que preferirem”, conclui o professor Valter.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor