Sujeira, animais pastando e ônibus circulando são alguns dos problemas encontrados. Esse é o atual retrato da Praça São Francisco. Uma demonstração total de omissão da prefeitura com a preservação do bem público.
Dois jumentos atraíram as atenções de turistas e moradores do município de São Cristóvão, nesta terça-feira, 22. Os animais foram vistos soltos, passeando pela Praça São Francisco, no centro histórico da cidade e por pouco não entraram no Museu. Em pouco tempo a cena atraiu curiosos, que se perguntavam onde estaria a Secretária de Cultura da Prefeitura de São Cristóvão.
O descaso para com a Praça Patrimônio da Humanidade desrespeita um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público do Estado, em 1º de setembro de 2010, em que a Prefeitura de São Cristóvão se compromete a preservar a praça, impedindo a circulação de veículos no referido espaço público. À época, o documento foi assinado pelo promotor Augusto Cesar Leite e pelos representantes da Superintendência Municipal de e Transportes e Trânsito – SMTT e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A imagem cotidiana foi registrada pela reportagem do Portal SE Notícias, que observou que os jumentos estavam percorrendo a praça à procura de comida. O fato é que os animais soltos na rua são uma ameaça iminente aos veículos e podem causar acidentes graves.