Começa neste domingo, 13, a tradicional programação da Semana Santa em Laranjeiras, promovida pela Igreja católica, com o apoio da prefeitura. Além das celebrações, laranjeirenses e turistas podem conferir a arquitetura do Brasil Colonial e as curiosidades do sincretismo religioso.
São muitas igrejas e monumentos históricos, tendo sido construída por Jesuítas e associações de irmandades de negros e mestiços. São atos religiosos importantes como a procissão do Fogaréu, cortejo dos penitentes, a encenação da Paixão de Cristo, entre outros.
Confira programação
Domingo,13
16h- Bênção dos Ramos na igreja São Benedito, seguindo a procissão e logo após celebração da missa solene na Igreja Matriz
Segunda,14
19h – Solene procissão com a Sagrada Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja do Bomfim, em seguida Missa na Igreja Matriz.
Terça,15
19h – Procissão de depósito – Solene Procissão com a Sagrada imagem do Senhor dos Passos saindo da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário ao som dos dobres de sinos, em seguida missa na Igreja Matriz.
Quarta,16
19h – Santa Missa na Igreja Matriz, acompanhada pelo órgão de tubos (século XIX), em seguida solene procissão do Encontro com as Sagradas Imagens da Virgem das Dores e do Senhor dos Passos onde são executados: dobres de sinos, o tradicional canto da Verônica, e a execução pelo Coro e Filarmônica Sagrado Coração de Jesus dos motetos dos Sete Passos da Paixão pelas ruas históricas da cidade.
Nas sete paradas onde são executados os motetos as famílias montam altares correspondentes a cada ato.
Quinta,17
19h – Missa da instituição da Eucaristia e expressivo ato do Lava Pés e logo após translado do Santíssimo Sacramento.
A meia-noite a tradicional Procissão do Fogaréu, com os Farricocos saindo da Colina azulada do Senhor do Bomfim pelas ruas da cidade que simbolizam a procura de Jesus pelos soldados romanos. Durante o trajeto a comunidade se integra a procissão com tochas nas mãos ao som das matracas e da percussão romana, finalizando com a prisão de Jesus representada pela imagem do Senhor da Cruz saindo da Igreja do São Benedito. É nesta procissão que no ato da prisão de Jesus é executado o toque de silêncio.
Programação da Adoração na gruta
21h – Apostolado (Benedito)
22h – Terço dos Homens (Almir)
23h – RCC (Isabel)
0h – Procissão do Fogaréu, saindo da Igreja do Bomfim.
Sexta-feira,18
Adoração ao Santíssimo
06h – Fraternidade Missionária (Cremilda)
07h – Legião de Maria (Cristiane)
08h – Pastoral da Família (Vanessa e César)
09h – Palavra de Vida e Mil Ave Maria (Rivanete, Amelia, Ione Sobral)
10h – Acólitos, Coroinhas, Catequistas e Grupo de Jovens , terço das crianças (Cremilda)11h às 12h – Pastoral do Batismo (Dora e Gilvanete)
15h – Celebração litúrgica da Paixão do Senhor
No término da celebração acontecerá o solene descimento da cruz, prática antiga da igreja onde a imagem do Senhor Morto é apresentada à comunidade. O ato conta também com a representação do calvário onde se encontra a imagem de Nossa Senhora das Dores, personagens bíblicos a exemplo de Madalena, Verônica e Samaritana e a guarda romana e é executado o tradicional canto do Heu! Domine culminando com o canto da Verônica.
Em seguida ocorre a tocante procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade ao som da Filarmônica Sagrado Coração de Jesus, executando marchas fúnebres do compositor laranjeirense Manoel Bahiense. Encerrando todo o ato a presença do Grupo dos Penitentes executando o oficio das almas.
20h – Encenação da Paixão de Cristo
Grupo Teatral Menores Unidos – Laranjeiras/SE
Local: Quaresma
Sábado,19
19h – Vigília Pascal e procissão da ressurreição.
Domingo, 20
08h – Batizados
10h – Missa
Fonte: Ascom