A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV termina hoje, quinta-feira, 10 de abril. As mães sergipanas têm até as 17 horas para levar as garotas de 11 a 13 anos que ainda não se vacinaram até uma Unidade de Saúde do município onde reside.
Segundo a Gerência do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 45.500 meninas já foram vacinadas, o que equivale a 76 % das doses que devem ser aplicadas em todos os 75 municípios. No interior, 51 municípios já atingiram a meta, imunizando acima de 80% das garotas.
A campanha “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” foi deflagrada pelo Ministério da Saúde em todo o país no dia 10 de março. A vacina é eficaz na proteção daquelas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
“Quem ainda não se vacinou, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. A prevenção também é um ato de amor”, adverte a gerente de Imunização da Secretaria de Saúde, Sândala Teles.
Existem mais de 150 tipos diferentes de vírus HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais. O HPV pode ficar no organismo durante anos sem a manifestação de sinais e sintomas. Ele é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
A principal forma é pela relação sexual sem o uso da camisinha. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. O HPV também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes e seguir fazendo o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos), além do uso do preservativo quando iniciada a vida sexual. “A vacina contra o HPV está disponível para as meninas e a sua implantação é gradativa. Em 2014, estão sendo vacinadas as adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos. Em 2015, serão as adolescentes de 9 a 11 anos. Já a partir de 2016, as meninas de 9 anos de idade. A adolescente deverá tomar três doses da vacina. A primeira dose está disponível desde março de 2014, a segunda estará em setembro de 2014 e a terceira será agendada para 60 meses (5 anos) após a data da primeira dose. Será utilizada a vacina quadrivalente HPV que confere proteção contra quatro tipos (6, 11, 16 e 18)”, reforça Sândala Teles.
Fonte: Ascom SES