Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fabricação de Brinquedos artesanais, plásticos, borracha, tecido e metais do estado de Sergipe – Sindibrinquedo e da União Geral dos Trabalhadores de Sergipe – UGT realizaram protesto na última sexta-feira (04) na porta fábrica de brinquedos Estrela no município de Ribeirópolis, a 75 km de Aracaju.
Os trabalhadores se reuniram, por volta das 17 horas, em frente ao portão principal da fábrica, para protestar contra as demissões dos funcionários Elenildo de Souza e João Campos Teixeira, que foram reintegrados às atividades na empresa Starcom Ltda (Estrela) por determinação do Tribunal Regional do Trabalho – 20ª Região. Nas ações trabalhistas, ficou evidenciado que as dispensas foram represália contra a tentativa da categoria profissional em se organizar por meio do sindicato.
Apesar da participação dos trabalhadores, o protesto não interferiu nas atividades da fábrica. Durante a manifestação, os dirigentes sindicais comemoraram ainda a decisão da Justiça do Trabalho que reconheceu a legitimidade do Sindibrinquedo para representar e assistir os trabalhadores da empresa Starcom. Essa decisão também acaba com a tentativa de atuação do sindicato que era apoiado pelos patrões, visto que a Justiça decretou a nulidade dos atos e solicitação do seu registro sindical.
“A UGT/SE e seus sindicatos filiados estarão presentes nos embates que forem necessários para resgatar o respeito e a dignidade dos trabalhadores e fazer cumprir as decisões da justiça”, declarou o presidente da União Geral dos Trabalhadores em Sergipe, Ronildo Almeida.
Ao final do expediente, os dirigentes sindicais distribuíram panfletos com orientações para os trabalhadores sobre assédio moral e o direito de filiação a uma entidade representativa. A presidente do Sindibrinquedo, Adriene de Jesus Santos, avaliou a manifestação como positiva.
“Posso afirmar que o ato foi um sucesso, especialmente porque contou com a adesão dos trabalhadores da fábrica. A participação da UGT/SE, central a qual o Sindibrinquedo é filiado foi imprescindível, pois mostra a disposição de todos os companheiros para a luta e mobilização da base. Penso que os trabalhadores entenderam a mensagem de que é preciso se organizar e lutar para garantir nossos direitos e avançar nas conquistas não só na parte salarial como também melhores condições de trabalho”, declarou Adriene Santos.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Marineide Bonfim, da Assessoria de Imprensa