Microempreendedores Individuais procuraram a Praça Fausto Cardoso interessados em orientação empresarial, capacitação e formalização.
Mais uma Semana do Microempreendedor Individual foi realizada no Centro de Aracaju, mas dessa vez a estrutura do evento foi armada na Praça Fausto Cardoso. Agentes do Sebrae e das Instituições parceiras prestaram 1.947 atendimentos a empreendedores que já possuem um negócio, mas necessitavam de orientação sobre obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, preenchimento da Declaração Anual, impressão dos boletos das obrigações fiscais e informações sobre serviços bancários.
Quem passou pela praça foram pessoas como Gilberto Amado dos Santos, que trabalha com marcenaria. “É maravilhoso termos acesso a orientação empresarial na Praça, o Sebrae é uma instituição que traz muitos recursos para o microempreendedor. Aproveitei para tirar dúvidas, quero ter acesso a financiamento e necessito saber qual a melhor opção, que ofereça os menores juros. Ter os Bancos presentes facilitou a vida da gente, não vou precisar me deslocar para vários locais a procura dessas informações”, diz Seu Gilberto.
Além da orientação empresarial, no local também foi disponibilizado oficinas do programa Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) sobre temas relacionados à compras, vendas, finanças, associativismo, empreendedorismo, administração e planejamento. “Foram realizadas dez oficinas, com uma média de 30 pessoas por oficina, permitindo que mais de 300 pessoas participassem”, explica Aurélio Viana, agente técnico do Sebrae.
Formalizações
Durante a Semana do MEI foram realizadas 128 formalizações, mas esse número deve aumentar, acredita a gerente do Sebrae, Débora Aragão. “Além das 128 formalizações, tivemos 133 diligências prévias da Prefeitura de Aracaju. Em algumas situações, é necessário receber o deferimento da Prefeitura, para depois realizar a formalização. Acreditamos que o número de formalizações deva subir para 261”, explica Débora.
Foi o caso de Margarete Mendonça, que atua no segmento de organização de festas. “Achei muito interessante o Sebrae montar o estande do MEI na Praça Fausto Cardoso. Vim no Centro resolver uns assuntos e aproveitei para tirar dúvidas sobre como me tornar Microempreendedora Individual. Trabalho na organização de festas e estou interessada em me formalizar, pois terei acesso a aposentadoria, CNPJ e outros benefícios”.
Parceiros
Para Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, mais uma vez a Semana do MEI atingiu seus objetivos, disponibilizando orientação empresarial gratuita para o empreendedor sergipano. “Vale destacar o apoio fundamental dos parceiros, que somaram forças em prol do evento. Agradecemos a todos que estiveram envolvidos”, destaca.
Foram parceiros a Administração Estadual do Meio Ambiente – ADEMA; Banco do Brasil – BB; Banco do Nordeste do Brasil – BNB; Banco do Estado de Sergipe – Banese; Caixa Econômica Federal – CEF; Centro de Apoio ao Pequeno Empreendimento -CEAPE/SE; Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe; Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS; Junta Comercial do Estado de Sergipe – JUCESE; Secretaria Municipal da Fazenda – SMF; Secretaria Estadual da Fazenda – SEFAZ; Superintendência Municipal de Transporte e Transito – SMTT; Vigilância Sanitária Municipal – COVISA; Vigilância Sanitária Estadual – VISA.
Bruno Leonel/ Ascom/Sebrae