Na manhã de hoje, 26, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), aconteceu a última reunião antes do evento a Hora do Planeta, marcado para este sábado, 29, às 20h, no Mirante da 13 de Julho. O secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, junto à assessora de comunicação da Sema, Sheyla Morales, e a coordenadora do Hora do Planeta, a jornalista e radialista Magna Santana, finalizaram com chave de ouro os últimos detalhes.
Na reunião, foi discutido o que cada secretaria irá contribuir para o evento acontecer. “A Hora do Planeta é um movimento global que engaja toda a municipalidade. Assim, teremos a Secretaria da Educação, Comunicação e Cultura envolvidas. A Emsurb, a Guarda Municipal e a SMTT também estarão engajadas no ato simbólico de apagar as luzes”, disse o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
Segundo a coordenadora Magna Santana, o evento tem uma importância extraordinária, porque é uma oportunidade de refletir sobre as práticas sustentáveis em prol da coletividade, do presente e futuro do Planeta.
“Sem sombra de dúvidas, o objetivo é chamar a atenção da sociedade, das autoridades e diversas instituições, para o que acontece no nosso planeta. Já estamos vendo as consequências do aquecimento global e as mudanças climáticas. Essas são consequências que nos fazem refletir. Então, o intuito é levantar a questão: o que eu posso fazer para salvar o planeta?”, esclarece Magna Santana.
Essa ação, que começou na Austrália e foi se espalhando pelo mundo, só tem crescido. “Fico feliz em ver que Aracaju, através da Prefeitura Municipal, vem abraçando essa ideia. Novamente vai dar tudo certo, porque é o quarto ano que Aracaju realiza esse evento”, finalizou a jornalista e radialista, Magna Santana.
A campanha deste ano tem como embaixador o personagem Homem Aranha. O objetivo conta Magna é mostrar que todos têm o poder de serem super-heróis, podendo salvar o planeta pelas mudanças de práticas.
“O ato de apagar a luz é um gesto simbólico. É o momento em que o mundo inteiro se une para pensar nas problemáticas ambientais. Este ano, é levantada a questão do poder que as pessoas têm. Poder para minimizar tantos impactos negativos no planeta através das mudanças de atitudes” acrescentou a coordenadora.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Ascom Sema/AAN