por Kátia Santana – Café com Política
Os deputados estaduais interessados em disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) têm até o meio dia da próxima sexta-feira para apresentar requerimento, devidamente, subscrito, junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa.
A abertura de prazo foi anunciada hoje (24), pela presidente Angélica Guimarães (PSC)angelica que, a priori, é a única candidata do processo.
A inscrição deve ser feita em observância aos requisitos constitucionais e regimentais. O escolhido vai ocupar a vaga, aberta em setembro do ano passado com a aposentadoria compulsória do conselheiro Reinaldo Moura.
Tão logo deu ciência da vacância do cargo, a presidente Angélica Guimarães anunciou o desejo de concorrer à vaga. Em seguida, o deputado Luiz Mitidieri (PSD) que havia esboçado interesse, afirmou que estaria recuando do processo. Da mesma forma, o deputado Garibalde Mendonça (PMDB) disse que não seria empecilho.
Nos bastidores há um entendimento entre oposição e alguns governistas de que, para evitar novo desgaste, o Parlamento deve apresentar uma candidatura única, sobretudo, porque a oposição tem maioria na Casa e imporia, novamente, mais uma derrota ao governo, como aconteceu com a então deputada estadual Susana Azevedo e o ex-deputado estadual Belivaldo Chagas, cuja disputa enveredou pela Justiça e se arrastou por cerca de dois anos.