O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala – PMDB) participou na manhã desta sexta-feira, 21, do lançamento do Fórum Intergovernamental de Promoção à Igualdade Racial (FIPIR), realizado através de parceria entre os Governos Municipal, Estadual e Federal. O evento lembra também o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial (21 de Março).
Após a solenidade de abertura, houve palestras, com o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Eduardo Oliva e com o analista técnico de Políticas Sociais, da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Rodrigo de Faria, debates e constituição do SINAPIR, além de exposições de artistas negros sergipanos e adereços das manifestações culturais, grupos folclóricos e escolas de samba de Estância com manifestações de grupos folclóricos laranjeirenses.
Na avaliação do prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala, a igualdade racial é um tema relevante que necessita sempre ser debatido, para que as pessoas eliminem o preconceito e ajudem no combate à discriminação racial. “A prefeitura de Laranjeiras apoia os atos de combate à discriminação racial, prova disso é que temos instalada aqui a secretaria de Igualdade Racial. É inadmissível que em pleno século XXI ainda exista racismo. Não poderemos admitir, jamais. Em Laranjeiras nós temos 80% da população negra”, relatou Juca.
De acordo com o coordenador do núcleo de promoção à Igualdade Racial, Pedro Neto, o FIPIR pretende promover a articulação, capacitação, planejamento, execução e monitoramento das ações que devem ser incorporadas pelos agentes sociais (Governos, empresas e ONG’s) a fim de incentivarem a adoção de programas de promoção à igualdade racial.
“A nossa proposta é realizar reuniões trimestrais para os ajustes dos encaminhamentos das ações sob a coordenação do Estado e acompanhamento do Governo Federal. Hoje, o lançamento ocorreu em Laranjeiras pelo fato da grande concentração de negros e pelas manifestações culturais desta cidade, que é sempre ligada ao negro. Aliás, Laranjeiras é o berço da cultura negra em Sergipe. Porém, pretendemos levar as políticas públicas de igualdade racial a todos os municípios sergipanos. Por enquanto só estão conosco as prefeituras de Laranjeiras, Estância, Barra dos Coqueiros e Poço Redondo”, destacou.
O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Eduardo Oliva ressaltou que Sergipe é um dos estados pioneiros na criação do FIPIR. “Enquanto gestor, nós estamos criando os instrumentos necessários para aderir ao Sistema Nacional de Promoção à Igualdade Racial (SINAPIR) e isto começa com a formação deste fórum. Sergipe é o primeiro estado brasileiro a criar o FIPIR. Com isso, pretendemos unir os municípios para ampliar as políticas públicas de Igualdade Racial. Este é um passo muito importante que estamos dando”, afirmou o secretário.
O analista técnico de Políticas Sociais, da secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Rodrigo de Faria também destacou a importância da criação do FIPIR e a adesão ao SINAPIR. “Isso é fundamental porque com a criação do decreto de novembro de 2013, que cria o SINAPIR a política vai chegar aos estados e municípios através da adesão de todos os gestores a este sistema (SINAPIR), para que ocorra a descentralização das políticas públicas para a promoção da Igualdade Racial, ou seja, os estados e municípios que estiverem participando do SINAPIR vão ter uma pontuação e assim vão conseguir uma vantagem na hora de receber a transferência de recursos voluntários”, frisou.
Fonte: T.Dantas