Sergipe é o primeiro Estado da região Nordeste e o quarto do país com melhor índice de cobertura vacinal nesta primeira semana de vacinação contra o vírus HPV. A campanha “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” foi deflagrada em todo o país no último dia 10 e prossegue até 10 de abril.
Em cinco dias, Sergipe obteve 18,13% de cobertura vacinal, um índice bem acima da região para esta primeira semana de campanha (11,74%) e da média nacional (12,51%). O Estado com melhor cobertura no período foi o Tocantins, com 26,46%.
A meta para Sergipe é vacinar 80% da população alvo, que corresponde a 50.720 meninas com idades entre 11 e 13 anos. De acordo com a Central de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desse total, 11.493 garotas já receberam a dose da vacina que protege contra o vírus que pode desencadear o câncer do colo de útero. “Estamos indo muito bem”, falou a gerente Estadual do Programa de Imunização, Sândala Teles.
Ela lamentou a condição de Aracaju, onde apenas 100 doses foram aplicadas no período. “A greve do pessoal de enfermagem prejudicou a aplicação das doses que só aconteceu em um posto de saúde e nos dois shoppings da capital. A expectativa é que, com o encerramento da greve na sexta-feira, essa situação mude”, comenta.
O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.
Fonte e foto: Ascom SES