por Raissa Cruz, da redação Universo Político
No dia em que a capital sergipana completa 159 anos, os gestores dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade comentam temas que estão na boca dos aracajuanos que cobram mudanças. A saúde e o trânsito. “O povo de Aracaju não me elegeu para ficar chorando misérias”, diz o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), ao destacar que pretende tratar dos problemas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) com a implantação, este ano, das Organizações Sociais da Saúde (OSS).
Segundo João, as OSS mantém pelo país um padrão semelhante ao das melhores clínicas privadas. “Além de eficiente no atendimento ao cidadão, ela também tem o custo menor ao poder público”, comentou ele, reforçando que isso só será possível após um ano de luta para sua aprovação, já que a medida foi muito combatida por fazer certa alusão às Fundações de Saúde do Estado. “Já vencemos vários desafios e a saúde é a próxima etapa. Especialmente no Nordeste, que é a região pobre do nosso país e onde todas as prefeituras passam dificuldades, já que o Governo Federal nos últimos 11 anos não corrigiu o valor da Tabela SUS”, argumentou o prefeito.
Já o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Vinícius Porto (DEM), questionado sobre a cooperação do Legislativo na discussão dos problemas na capital, citou a mobilidade urbana como tema emergencial. “Somo felizes pela cidade bonita e de povo afável que Aracaju. Moramos aqui! Mas para continuar sendo uma cidade acolhedora, Aracaju precisa, urgentemente, de investimentos públicos na área da mobilidade urbana. Este, sem dúvida, é o maior desafio do prefeito João Alves, que, em breve, estará executando importantes projetos para minimizar esse entrave. Nos últimos dez a vinte anos, a cidade não adotou medidas urbanas que acompanhassem de forma positiva o crescimento do trânsito. Então a Câmara Municipal está à disposição para debater e apreciar proposituras sobre esse tema”, afirmou o Vinicius Porto, frisando ainda que a CMA aguarda o novo projeto de reformulação do Plano Diretor que será encaminhado pela prefeitura.
Tanto o prefeito quanto presidente da Câmara deram seus parabéns à cidade participando das comemorações de aniversário, na manhã desta segunda-feira, com a tradicional missa na igreja do Santo Antônio e a solenidade de aposição de flores no monumento ao Presidente Inácio Joaquim Barbosa, fundador da cidade.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook