As ruas de pedras da histórica cidade de São Cristóvão, distante 25 km da capital, foram ocupadas por milhares de fiéis católicos durante a tradicional procissão do Senhor dos Passos neste domingo, 16. Entre eles, o governador de Sergipe, Jackson Barreto, que além de prestigiar a rica manifestação religiosa, renova sua fé. O Bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, comandou a celebração.
Antes do início da caminhada, o governador se encontrou com diversas autoridades no Museu Histórico de Sergipe, que guarda o diploma da Unesco de Patrimônio Mundial da praça São Francisco, e que, de acordo com o seu diretor Thiago Fragata, voltou a ter hoje a função de “palácio provincial, onde as comitivas dos governos municipal e estadual se encontram para acompanhar a procissão”, informou.
Além dos chefes dos poderes executivos, também compareceram ao ponto de encontro o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados João Daniel, Valadares Filho, Márcio Macedo, Francisco Gualberto, Garibaldi Mendonça, a prefeita de Itapopranga, Maria das Graças, secretários estaduais e municipais, além do ex-deputado Wanderlê Correia.
Para Jackson Barreto, a manifestação religiosa, uma das principais de Sergipe, é o rosto de São Cristóvão e sua importância tem a dimensão da relevância de Jesus para a humanidade.
“Desde o início do cristianismo, há mais de dois mil anos, que a gente celebra esse ato com muita piedade e com muita fé cristã. Recontar o encontro de nossa senhora com seu filho a caminho da cruz é uma renovação da nossa formação cristã e católica. A festa do Senhor dos Passos, na verdade, é o rosto da fé e da força desse patrimônio imaterial. É a prova inequívoca da fortaleza do cristianismo, do catolicismo, dessa fé que se renova todos os anos, dessa São Cristóvão histórica com as suas ladeiras, desse rico e grande patrimônio histórico. Tudo isso nos leva ao surgimento do cristianismo e eu aproveito para renovar a minha fé, a minha formação religiosa, cristã e católica”, ressaltou.
Visita a Acijoba
O governador também visitou o prédio onde funciona a Ação Popular e Cidadania João Bebe Água, onde foi recepcionado pelo diretor do hospital Senhor dos Passos, Marcos Santana e pelo ex-deputado estadual, Wanderlê Correia e também presenteado com uma réplica da escultura do Senhor dos Passos, feita pelo escultor sacro Nivaldo Oliveira.
Estiveram presentes no local também os deputados Mendonça Prado, Rogério Carvalho, João Daniel, Francisco Gualberto e Garibalde Mendonça, os vereadores Paulo Júnior, Vanderlan Correia, e o secretário de cultura de Aracaju, Nitinho Vitali, entre outras lideranças comunitárias de São Cristóvão.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Com informações da Agência Sergipe de Notícias