Depois de dois dias em Brasília (DF) se reunindo com ministros e obtendo recursos para o desenvolvimento de Sergipe, o governador Jackson Barreto iniciou a agenda desta sexta-feira, 14, empossando como presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Wanderlê Correia. A solenidade de posse aconteceu no Palácio dos Despachos.
Em seu discurso, Jackson disse ao novo presidente do órgão que ele terá muito trabalho, mas precisará dividir as atribuições e, assim, facilitar e fazer a instituição ser célere. “São muitos projetos, processos em tramitação na área do meio ambiente que precisam desenvolver rapidamente, mas temos conhecimento do potencial de Wanderlê que saberá fazer uma justa administração”, observou o governador.
Para o novo presidente da Adema, Wanderlê Correia, a questão ambiental é sempre um desafio, pois sempre há demanda crescente. “Somos um órgão ambiental que tem efetivo pequeno para as demandas, mas pretendemos fazer campanhas educativas e desmistificar a questão da fiscalização, nosso papel não é apenas punir, mas informar”.
Ele ainda agradeceu ao governador a confiança. “É um momento de alegria, de agradecimento ao governador pelo voto de confiança, compreendemos a responsabilidade que é assumir um cargo desse porte”, disse.
Evolução
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, que era o presidente da Adema desde janeiro de 2010 deixa o cargo com a sensação e dever cumprido. “A pedido do ex-governador Marcelo Déda fiquei respondendo pela Adema e Semarh. Percebemos que o órgão é muito técnico, de decisões sensíveis porque envolve diretamente a comunidade, foi um grande desafio”, destacou.
Ele também fez uma avaliação de sua gestão. “A Adema mudou muito graças à sensibilidade do Governo do Estado, o primeiro passo foi transformar o órgão, que era autarquia simples, em autarquia especial. De lá para cá reformulamos a instituição, que mudou seu organograma e ganhou dinamismo. A Adema hoje é um órgão totalmente digitalizado, as pessoas podem fazer uma licença on line. Além disso, o Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal têm uma senha de acesso às nossas licenças, as condicionantes das licenças e ao parecer técnico, portanto é um órgão extremamente transparente com as licenças que produz. Nesses últimos sete anos foram mais de 15 mil licenças liberadas e nunca nenhuma delas foi cancelada, porque presamos pelo rigor da lei”, explicou Genival.
O gestor d Semarh desejou sucesso ao novo presidente. “Esperamos que o novo presidente faça ainda muito mais do que eu fiz, para que possamos ter legitimidade ainda maior. A Adema hoje é um órgão referenciado no Estado”.
Wanderlê Correia
É ex-deputado estadual com participação atuante na área de meio ambiente. Duranre seu mandato apresentou mais de 20 projetos na Assembleia Legislativa no tocante a questão ambiental. Licenciado em matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciou o curso de Engenharia Agronômica também na UFS e possui especialização em Mudanças Climáticas Sequestros Geológicos de Carbono, pela Universidade Positivo do Paraná. Também foi diretor de Gestão Ambiental da Deso.
Presenças
Participaram da solenidade de posse o secretário de Governo, Benedito Figueiredo; a secretária Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teles; o subsecretário de Desenvolvimento Energético, Oliveira Júnior; o diretor-presidente da Cohidro, Mardoqueu Bordano; o diretor-presidente da Codise, Roberto Bispo; os deputados estaduais, Francisco Gualberto, João Daniel e Garibaldi Mendonça; o deputado federal, Márcio Macêdo. Além do secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Lima Matos; os vereadores aracajuanos, Max Prejuízo e Ivaldo José; o gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto; o diretor do Hospital de São Cristóvão, Marcos Santana; representante do Fórum em Defesa de Aracaju, José Firmo; o presidente do PT Aracaju, Usiel Rios, o presidente do Sindicado dos Jornalista de Sergipe, Paulo Sousa; o ex-prefeito de São Cristóvão, Isaias Almeida; representantes do Sindicato Rural de São Cristóvão; os vereadores sancristovenses, Vanderlan Correia, Cláudio Chagas, Paulo Júnior e Geverton da saúde, e líderes comunitários de São Cristóvão.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Agência Sergipe de Notícias