A manhã desta segunda-feira, 10, foi marcada por protestos em São Cristóvão, município distante 26 km de Aracaju. Enfermeiros e auxiliares de enfermagem do município realizaram um ato público na porta do Centro de Saúde Antônio Carlos Valadares. Os profissionais cruzaram os braços e realizaram uma manifestação onde reivindicam melhores condições trabalhistas, bem como o reajuste salarial da categoria.
“Os postos de saúde de São Cristóvão estão em condições precárias, são postos sucateados, em condições insalubres”, denuncia uma enfermeira que não quis se identificar com medo de possível perseguição.
Ainda de acordo com a enfermeira, em oito anos a categoria recebeu um reajuste salarial equivalente a 42,77%, enquanto que o salário mínimo apresentou um reajuste bem superior, o equivalente a 141,33%.
“Há cerca de um mês enviamos um relatório ao secretário de saúde do município, em uma possível tentativa de negociação, porém até hoje não obtivemos resposta”, disse a enfermeira.
Secretaria de Saúde
A reportagem do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Saúde de São Cristóvão, porém não conseguiu êxito. O Portal permanece a disposição do órgão para expor o seu parecer por meio do telefone (79) 2106-800, ou jornalismo@infonet.com.br.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna, Portal Infonet