Os cuidados com a saúde também envolve a solidariedade da doação de sangue para salvar vidas, especialmente, durante os períodos de festa como o carnaval. Com esse fim, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida a população geral para reforçar o estoque de todos os tipos sanguíneos A, O, B e Ab, positivo e negativo, destinados à manutenção do atendimento da rede hospitalar.
A assessora técnica da Coleta, enfermeira Florita Aquino, reforça a importância de manter os estoques abastecidos. “Doar sangue é um ato de solidariedade de quem doa e vital para quem recebe. O sangue humano é insubstituível, sendo que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Todo tipo sanguíneo é bem vindo”, ressalta a profissional.
Ela lembra ainda que somente o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o consumo é de mais ou menos 70 bolsas de sangue por dia, demanda que pode aumentar em até 50% nos períodos de férias e festas.
“Nestes períodos festivos, o número de doações de sangue cai por conta de viagens para descanso ou lazer. Em contrapartida, o número de acidentes aumenta, e a necessidade por sangue nos hospitais também. É preciso destacar que os hemocomponentes produzidos a partir do sangue, ainda atende pacientes com câncer, que fazem transfusões regularmente. A falta do produto pode prejudicar o tratamento de saúde desses usuários”, destaca Florita Aquino.
Para doar sangue, é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos e pesar mais de 50 kg. No ato do castro é necessário apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, entre outros.
Impedimentos
Não pode ser doador de sangue pessoas que contraíram hepatite após os 10 anos de idade, pessoas expostas a doenças transmissíveis como HIV, hepatite, doença de chagas, usuário de drogas e pessoas que mantém relacionamento com múltiplos parceiros. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.
Fonte: Hemose