Com o objetivo de tentar diminuir as ocorrências de furtos nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) esteve reunida mais uma vez na manhã desta segunda-feira, 17, com representantes da Polícia Militar. O encontro aconteceu na sede do Comando da PM, e contou com a presença do chefe da Segurança Escolas da Seed, Charles Hardman, e dos representantes da PM, Capitão Melo e Tenente Gleison.
Durante a reunião foram discutidas as estratégias para que se diminuam as ações criminosas nas escolas, em especial as da capital e de Nossa Senhora do Socorro. Foram definidas várias metas para serem adotadas e retomadas. Uma delas é reforçar o policiamento ostensivo no entorno das escolas.
Além disso, ficou acordado que a PM passará periodicamente nas unidades de ensino para conversar com os diretores. O Tenente Gleison explicou que, através de rastreamento, o comando da Polícia Militar tem como identificar a quantidade de viaturas que passam em torno de qualquer escola para saber como anda a segurança no local.
O chefe da Segurança Escolar da Seed, Charles Hardman, explicou a necessidade de se desenvolver essas ações. “Muito importante essa somação da PM com a Seed, sobretudo nas operações que serão intensificadas a cada dia em Aracaju, mas principalmente no município de Nossa Senhora do Socorro, porque houve um número significante de furtos recentemente. Acredito muito neste trabalho que já vem surtindo efeito, porém necessitamos reforçar ainda mais a presença nas escolas para diminuir as ações dos furtos nas unidades”, disse.
O capitão Melo disse que o encontro resultou em elaboração de metas para reduzir a ação dos ladrões nas unidades de ensino. “Essa reunião é um feedback da Secretaria de Estado da Educação para a Polícia Militar, para que neste ano de 2014 a gente possa solidificar e retomar a presença da PM nas escolas. No ano passado nós estabelecemos essa parceria, estabelecemos metas e a Polícia Militar continua seguindo essas diretrizes e cumprindo o que foi acordado, que é essa presença maior nas escolas”, afirmou.
Mais ações
Ficou acertado ainda que a Secretaria vai fazer uma campanha de incentivo do uso do Disk Denúncia nas escolas. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação fará uma maior interação também com a Polícia Civil, no sentido de investigar os suspeitos dos furtos para que sejam presos.
“Sobre as apreensões de objetos e prisão de suspeitos, vamos estabelecer um canal com a Polícia Civil para que possamos tirar esse pessoal de circulação e colocá-los à disposição da Justiça”, explicou Charles Hardman.
Fonte: ASN