Após uma semana inspecionando todas as unidades do Ministério Público em Sergipe (incluindo o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal), a equipe da Corregedoria Nacional volta ao Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília para elaboração do relatório.
As unidades inspecionadas terão oportunidade de se manifestar, e então o relatório definitivo será apresentado ao Plenário do CNMP. Relatórios de inspeções anteriores estão disponíveis na página da Corregedoria Nacional do Ministério Público.
Durante a inspeção, foram verificados 22 órgãos do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal, além dos órgãos da administração superior do Ministério Público Estadual e as procuradorias e promotorias de justiça localizadas na capital e em mais doze municípios de Sergipe, a exemplo de Lagarto, Estância e Nossa Senhora do Socorro.
No total, foram cerca de 133 órgãos inspecionados por uma equipe composta de 22 membros e servidores do CNMP. O atendimento ao público prestou orientações à população e colheu denúncias e sugestões, que serão verificadas pela Corregedoria Nacional. Os conselheiros do CNMP Esdras Dantas, Marcelo Ferra, Alexandre Saliba e Jeferson Coelho, esse último representando o Corregedor Nacional, também visitaram autoridades do sistema de justiça do estado, com o intuito de verificar o relacionamento destes órgãos com o Ministério Público no Estado de Sergipe.
O objetivo das inspeções do CNMP foi verificar o funcionamento dos serviços administrativos e funcionais no Ministério Público do Estado. Foram checados itens relativos à gestão administrativa e financeira, condições de trabalho dos servidores, atuação dos membros e cumprimento de determinações legais e das resoluções do CNMP.
A próxima inspeção da Corregedoria Nacional do Ministério Público será no Estado de Pernambuco e está marcada para março de 2014.
Fonte: MPE/SE