Num discurso que começou com uma homenagem ao ex-governador Marcelo Déda, a quem considerava um ‘amigo dileto e homem público com grandeza humana e moral’, governador Jackson Barreto lembrou aos deputados que assumiu o comando num momento preocupante para a economia do Estado. “Os cortes no Fundo de Participação dos Estados e de diversos programas federais foram sentidos. Durante meses convivemos com a sombra da falta de recursos e a possibilidade de termos que realizar cortes em obras, serviços e no próprio custeio”.
Jackson disse em seu discurso que apesar dos problemas o governo estadual tem vencido os obstáculos que a crise econômica mundial colocou em seu caminho. “Apesar dos prognósticos sombrios conseguimos fazer de 2013 um ano de grandes realizações. Equilibramos as contas públicas e afastamos o fantasma do não pagamento dos servidores e do descumprimento dos contratos. Com as finanças normalizadas, pudemos acelerar o rimo das obras públicas”, enumerou.
“Na verdade, graças ao trabalho plantado nos últimos anos, hoje temos um ritmo de entregas, inaugurações e serviços inédito na história recente deste Estado. Em alguma parte de Sergipe, neste exato momento, há uma obra sendo finalizada e aguardando inauguração. Todas as semanas, em algum ponto do Estado, estamos entregando à população uma nova Clínica de Saúde da Família, uma escola reformada, uma nova praça, estamos oferecendo um novo serviço que torna melhor a vida de um sergipano ou uma sergipana”, disse o governador.
Ainda em sua mensagem o governador declarou que está fazendo mudanças estruturais importantes. Citou as adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e Umbaúba-Tomar do Geru, além da duplicação da Adutora do São Francisco. “Conseguimos mudar uma situação que se repetia a cada verão, e já há alguns anos a Grande Aracaju, por exemplo, não sofre racionamento de água. Enquanto outros Estados no país inteiro atravessam dificuldades por causa da falta d’água, Sergipe manteve regular o abastecimento em toda a região metropolitana, mesmo passando por um grave período de estiagem”. Jackson citou ainda os problemas enfrentados com a longa estiagem no sertão.
Saúde
De acordo com o governador, vários municípios ganharam Clínicas de Saúde da Família. “Estamos dando mais um passo na reestruturação da rede estadual de saúde, que está descentralizando o atendimento e levando serviços inéditos para o interior do Estado. Uma nova escola reformada significa melhores condições de ensino e de aprendizagem. Quando entregamos mais uma quadra de esportes, estamos levando a centenas de jovens de uma cidade do interior mais um espaço de diversão e lazer”, explicou. Jackson disse ainda que as ações estão contidas num relatório que foi entregue aos deputados.
“Nos últimos anos, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial, Sergipe vinha vivendo um processo de acelerado crescimento econômico, atraindo novas empresas e indústrias e distribuindo-as por todo o Estado, como a Leite de Rosas, a Crown e a Duchas Corona”, citou o governador, destacando a chegada da refinaria de Sergipe, ‘um sonho de mais de 30 anos do povo sergipano’.
Para Jackson Barreto, Sergipe também comemora a descoberta de um megacampo de petróleo na costa sergipana que poderá vir a produzir, por dia, mais de 100 mil barris de petróleo de qualidade superior. “E a iniciativa da Vale de instalar em Sergipe uma usina de exploração de potássio a partir da carnalita. Fruto do empenho do Governador Marcelo Déda, do ex-Presidente Lula e da Presidenta Dilma, o Projeto Carnalita é a materialização de uma luta histórica de todos os sergipanos”.
Apelo
No discurso o governador fez apelos aos deputados pela da implantação do projeto da carnalita e em favor do projeto de lei que autoriza o Estado a contratar o Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde – PROREDES, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID que vai destinar 240 milhões de reais para investimentos em saúde e assistência social. “O apelo que faço resulta do receio de que uma indesejada radicalização nos leve a um confronto que coloque em risco os interesses maiores de Sergipe”.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Agência Alese de Notícias