por Marina Fontenele, do G1 SE
A rua conhecida como ‘Ladeira da Banca’ localizada em São Cristóvão, em Sergipe, mantém a aparência original de cerca de 400 anos quando a cidade foi fundada. Segundo o frei Paulo Batista, do Convento Nossa Senhora do Carmo, que fica em frente a essa rua, o local está abandonado e já não serve mais de passagem de veículos por causa da falta de manutenção.
“Está impossível passar por aqui de carro ou moto por causa dos buracos. O que impressiona é que essa ladeira foi restaurada da forma original do calçamento há cerca de dois anos e há um ano já ficou desse jeito. Falta uma manutenção, essa não é uma simples rua. Por aqui passou Dom Pedro II quando chegava de barco pelo Rio Paramopama até São Cristóvão, que era a antiga capital de Sergipe”, afirma o frei Paulo.
Segundo ele, a ladeira é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em conversa com a equpipe do G1 a secretária da Infraestrutura da Prefeitura de São Cristóvão, Maria Olívia Chirife descatou que providências sobre a recuperaçãop da ladeira já estão sendo tomadas. ” Enviamos um requerimento ao Iphan e estamos aguardando a liberação para que as obras sejam realizadas”.