Representantes do Ministério da Saúde realizaram uma visita técnica ao terreno em que será construída a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas -, em Itaporanga D’Ajuda. O objetivo da visita dos técnicos do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde foi avaliar o processo de implantação da unidade em Itaporanga.
A secretária municipal de Saúde, Elisônia Lisboa, que acompanhou a visita, observa que os técnicos fizeram uma avaliação de rotina para analisar as condições do terreno e a possibilidade da construção da UPA no local.
“Esse é um processo normal e atende as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Como a Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria da Saúde, vem atendendo todos os requisitos que o Ministério da Saúde exige, e como o projeto já foi aprovado, em breve teremos essa UPA em nossa cidade”, explica a secretária.
Os técnicos do Ministério da Saúde analisaram os documentos, como certidão do terreno, tiraram fotos do local e verificaram as informações inseridas no Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob).
A prefeita Maria das Graças (Gracinha), que também acompanhou a visita dos representantes do Ministério da Saúde, está otimista quanto à construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento do município.
“Estamos otimistas de que em breve estaremos iniciando as obras da primeira UPA de Itaporanga. Eles comprovaram que o Município está dentro do prazo estabelecido pelo artigo 21, da portaria 342 do Ministério da Saúde. Ou seja, temos até junho deste ano para iniciar a construção da UPA. A saúde, como eu tenho dito, é uma das principais prioridades de nossa administração”, comemora a prefeita.
A UPA 24 Horas, tem como foco principal o atendimento de urgência, diferente do atendimento ambulatorial dos postos de saúde. A intenção é evitar o encaminhamento a hospitais de casos que podem ser resolvidos nas UPAs ou unidades básicas de saúde. As UPAs funcionam 24 horas, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Comitiva
Além da prefeita Gracinha e da secretária da Saúde, Elisônia Lisboa, acompanharam a visita dos técnicos do Ministério da Saúde, Sayonara Ferreira de Carvalho e Fabiana Araújo Pinto Santiago, o secretário municipal de Obras, Igor Garcez; o consultor técnico da prefeitura, Jorge Elias; a arquiteta responsável pelo projeto, Juliana Brandão Ferreira de Carvalho; a enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde, Lilian dos Santos Libório; a assessora executiva da Secretaria de Estado da Saúde, Gilvanete Santana dos Santos e o agente de vigilância da Secretaria de Estado da Saúde, Ronaldo Batista de Carvalho.