O Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) e a Divisão de Inteligência e Planejamento Operacional (Dipol), com o apoio operacional de militares do Grupamento de Ações Táticas do Interior (Gati), desarticularam na sexta-feira, 31, uma organização criminosa que vinha atuando no tráfico de drogas em Sergipe.
Durante a operação foram presas seis pessoas, duas mulheres e quatro homens, e apreendido um jovem de 17 anos. No primeiro momento, os policiais prenderam em um posto de combustível próximo ao Detran, em Aracaju, os baianos José Roberto Carlos dos Santos Filho, 35 anos, e Mário Coelho dos Santos, 33, que estavam na companhia do sergipano Eduardo Monteiro da Silva, 28 anos, vulgo “Duda”.
O trio estava dentro de um veículo Toyota Corolla, placa HZS-5460, cor prata. “A investigação apontou que os baianos haviam trazido um carregamento de drogas que seria entregue a Eduardo. A droga seria de propriedade do presidiário Bruno Almeida Cruz, que cumpre pena no presídio de Tobias Barreto”, explicou o diretor do Denarc, delegado Marcelo Cardoso.
A primeira prisão de Bruno foi feita também pelo Denarc no ano de 2010. Na época, ele foi encontrado com 15 quilos de cocaína, uma prensa e armas de fogo. “Ele foi condenado a 29 anos de prisão pelos crimes de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo”, explicou.
Segundo o delegado, após a abordagem os baianos juntamente com o veículo foram encaminhados para a sede do Denarc. “Após uma revista ao veículo foram encontrados 12 quilos de cocaína, escondidos entre o banco traseiro e o porta malas”, destacou Marcelo.
Uma outra equipe se deslocou com Eduardo até sua residência, localizada à Rua P, s/n, Loteamento Rosa do Oeste, conjunto Rosa Elze, em São Cristóvão, onde apreenderam uma pistola calibre ponto 40, 34 munições do mesmo calibre, uma pistola 380 mm, seis cápsulas plásticas contendo cocaína, duas balanças de precisão, uma prensa e vários moldes utilizados na prensa. “No local foi presa em flagrante a namorada de ‘Duda’, Dayana dos Santos Oliveira, 25 anos”, destacou Cardoso.
Logo depois, a polícia foi até o bairro Sanatório e lá prendeu Wesley de Almeida Alcântara, 24 anos, e apreendeu um jovem de 17 anos, ambos irmãos do detento Bruno. No local, os policiais encontraram R$ 45.030,00 em espécie e um veículo Fiat Doblô, placa OER48-93, cor preta. “O dinheiro foi arrecadado como rendimento do tráfico organizado por Bruno e seria utilizado para pagar a droga apreendida no veículo Corolla”, salientou Cardoso.
Por fim, os policiais prenderam Bruna Fernanda de Souza Santos Vitorino, 18 anos, namorada do presidiário Bruno. A prisão aconteceu na casa da avó da jovem no bairro Cidade Nova. No local, os policiais encontraram um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, uma espingarda calibre 28 e R$ 2.230,00 em dinheiro.
Organograma do crime
A quadrilha desarticulada tinha como chefe o detendo Bruno Almeida, que cumpre pena no presídio de Tobias Barreto. O baiano José Roberto Carlos dos Santos Filho seria o fornecedor e contava com a ajuda do conterrâneo Mário Coelho dos Santos. A maioria dos integrantes da quadrilha tem várias passagens pela polícia, entre eles Eduardo Monteiro da Silva, que tem condenações por duplo homicídio que somam mais de 49 anos de prisão.
De acordo com o capitão George Melo, comandante do GATI, os acusados foram surpreendidos pela ação enérgica da polícia. “Aguardamos o sinal dos policiais do Denarc e do reservado do GATI e no momento certo fizemos a abordagem e os ocupantes do veículo se mostraram muito nervosos. Em seguida, conduzimos o veículo Corolla para o Departamento de Narcóticos, onde foi encontrado a cocaína”, informou.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Da Assessoria de Comunicação da SSP/SE