Uma das propostas do Sebrae é abrir espaço para o artesanato, criando condições favoráveis para a abertura de novos mercados. É com esse objetivo que a Instituição monta todos os anos na Feira de Sergipe, realizada na Orla de Atalaia até o dia 26 de janeiro, um estande exclusivo para o segmento. No espaço estão sendo expostos milhares de peças em fuxico, patchwork, bordados em ponto cruz, rechilieu e rendende, artesanato em cerâmica, cipó, mandalas, chapéu de couro, bisquit, pinturas em tecidos.
Segundo a analista do Sebrae Katia Araujo dos Anjos, coordenadora do estande de artesanato, o objetivo é mostrar o trabalho dos artesãos do interior, que muitas vezes não tem condição de divulgar seus produtos e na Feira encontram o local ideal. No espaço estão peças artesanais dos municípios de Lagarto, Poço Verde, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Pirambu, Boquim, Riachão do Dantas, Poço Verde e Simão Dias.
Esse ano fizemos uma ação inovadora, organizamos uma caravana com artesãos do interior que estão com produtos no estande para visitar a Feira de Sergipe. È importante para eles verem como seus produtos estão expostos, conversar com os clientes e trocar experiências com os outros artesãos, destaca Katia Araujo dos Anjos.
É o caso da artesã Maria Augusta, de Lagarto, que está com peças em patchwork no estande. Trabalho com artesanato há 11 anos, já tive oportunidade de expor no estande organizado pelo Sebrae, mas é a primeira vez que venho a Feira de Sergipe. O evento está ótimo, grande oportunidade de divulgar nosso trabalho e realizar negócios, diz Maria Augusta.
Outro ponto bastante elogiado pelos artesãos é não ter preocupação com a logística. O Sebrae cuida de tudo, transporte, embalagem, estoque e venda dos produtos, o artesão só precisa se preocupar em produzir, é um apoio muito grande pra nós, explica Maria Veroneide Nascimento Moura de Andrade. É a primeira que a artesã expõe e visita a Feira de Sergipe. Sou Dona de casa e artesã. Ver meus produtos no estande foi muito bom, uma realização, diz.
Apoio ao artesanato
O Sebrae realiza diversas ações de apoio ao artesanato, são capacitações que ajudam os artesãos a produzirem peças cada vez mais bem acabadas, ofertadas com preços justos que valorizem sua mão de obra. Outro ponto destacado pelos colaboradores do Sebrae é sobre a formalização, seja com foco no associativismo ou no Micro Empreendedor Individual. E na abertura de mercado, pois quem produz quer vender.
A Instituição organiza caravanas e missões empresariais com destino a feiras e eventos em outros estados, permitindo que os artesãos troquem experiências, divulguem seu trabalho e tenham acesso as novidades do mercado. Participar dessas missões é muito importante, ajuda a nossa criatividade, sempre voltamos com novidades, afirma a artesã Elizabete Raimundo.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Bruno Leonel, da Assessoria de Comunicação do Sebrae/SE