Tudo pronto para o início da 15ª edição da Feira de Sergipe 2014. O evento será aberto nesse sábado, dia 10, a partir das 17h, entrada gratuita, prosseguindo até o dia 26 de janeiro. As principais atrações do primeiro dia serão a Orquestra Sanfônica de Aracaju e Sergival e Banda. Mas quem for a Feira também terá oportunidade de assistir ao Barco de Fogo de Estância e a Quadrilha Junina Pioneiros da Roça.
Todos os dias a feira contará com uma programação artística diversificada, com a participação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e artistas da terra, envolvendo a participação de mais de 1000 pessoas, envolvidas com as apresentações e logísticas.
Esse ano a estrutura da feira contará com 274 estandes. O artesanato é um dos destaques do evento, com 199 estandes expondo diversas peças feitas com a palha da taboa, ouricuri, madeira, cabaças, coco, ostras, plástico reciclado, cerâmica, bordados e rendas. As micro e pequenas empresas dos segmentos do comércio, indústria e serviços (com destaque para as confecções) ocuparão 41 estandes, 20 estandes serão destinados as prefeituras que demonstraram interesse em participar do evento, seis são para a Praça de Alimentação, quatro para as Instituições Parceiras e mais quatro para o Sebrae.
“O espaço também contará com palco para shows e brinquedoteca, permitindo que os pais levem seus filhos e passeiem pela feira com tranquilidade”, explica Emanoel Sobral, diretor técnico do Sebrae.
Orquestra Sanfônica
Criada em 2007, a Orquestra ajuda a manter viva a tradição do instrumento símbolo da música popular nordestina, a sanfona. O grupo regido pelo maestro Evanilson Vieira da Silva é formado por mais de 25 músicos, entre sanfoneiros, percussionistas e baixista, todos alunos ou professores da Escola Oficina de Artes Valdice Teles. O repertório da orquestra é bastante diversificado. Além disso, muitos dos músicos possuem uma vasta experiência. Eles tocam de Luiz Gonzaga a Targino Gondin. Músicas como Brasileirinho, Tico-Tico no Fubá, Sergipe é o país do forró e Meu Papagaio, também ganharam suas versões, que encantaram o público onde a Orquestra passa.
O grupo já se tornou conhecida em diversos estados do país, participando de importantes apresentações, a exemplo do programa Altas Horas, da Rede Globo, do Festival Internacional da Sanfona, que aconteceu na cidade de Juazeiro (BA) e já dividiu o palco com grandes artistas brasileiros como Dominguinhos e Jorge de Altinho. Na Feira de Sergipe, a Orquestra subirá ao palco a partir das 19h.
Sergival e Banda
Sergival e o casamento da Genoveva com Hidelbrando. Este é o nome do espetáculo que o cantor e compositor Sergival, hoje radicado no Rio de Janeiro, irá apresentar na noite de abertura da Feira de Sergipe 2014, às 21h. “Esta apresentação é uma homenagem especial aos 10 anos de parceria com o dançarino César Leite, o Cesinha da boneca Genoveva, que participou de todas as apresentações que fiz na Feira de Sergipe”, afirma o cantor, que é um veterano na programação do evento.
Sergipano de Nossa Senhora da Glória, Sergival é uma referência na cena musical de Sergipe quando o assunto é cultura popular. O músico passeia em suas apresentações pelo repertório rítmico dos principais grupos folclóricos do Estado. “Renovei mais da metade do repertório que é basicamente formado por composições minhas e músicas de artistas daqui de Sergipe, mas o público sempre pede alguns clássicos de meu CD dos caçuás, e claro, a tradicional quadrilha improvisada que já virou uma marca de minhas apresentações na Feira de Sergipe, terminando a noite com muito forró”, destaca.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
Bruno Leonel, da Assessoria de Comunicação/Sebrae