Japaratuba: Fé, Cultura e Tradição. É com essa temática que a cidade, localizada no Leste Sergipano, realiza nos próximos 11 dias mais uma edição da Festa de Santos Reis, São Benedito e das Cabacinhas. Dividida em três momentos, a maior celebração do município se inicia nesta quinta-feira (2), às 19h, na Igreja Matriz de Japaratuba, com a programação religiosa alusiva a Santos Reis e São Benedito.
Até o domingo (5), diversas celebrações, Alvoradas Festivas, procissões, entre outras homenagens, ocorrerão na cidade, com a presença de centenas de fiéis e devotos. No sábado, dia 4, por exemplo, os motoristas da cidade saem às ruas, a partir das 18h, para participarem da tradicional Procissão dos Motoristas que culmina com a benção dos veículos e condutores em frente à Igreja.
Já no dia 5, o festejo se inicia cedo, às 6h, com o café ofertado pela Prefeitura aos Reis e Rainhas do Cacumbi e Reisado, que seguem logo após, acompanhados dos grupos folclóricos da cidade, em cortejo. Às 10h será celebrada Missa Solene pelo pároco Manoel Luiz, e às 11h acontece a coroação e apresentações culturais. À tarde, às 16h, o festejo religioso é encerrado com procissão pelas principais vias de Japaratuba e à noite, a celebração religiosa dá lugar à comemoração cultural, com a abertura do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosario.
“Será, sem dúvidas, mais uma grande festa religiosa. É o segundo ano que participo desta celebração e estou muito feliz com o apoio prestado pela Prefeitura. Ano passado cheguei a solicitar que a festa religiosa acontecesse simultaneamente ao festejo social, mas agora entendo que as homenagens a Santos Reis e São Benedito fazem parte da abertura oficial da festividade, e assim deve permanecer”, considera padre Luiz, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
Festival – Chegando a sua 13ª edição, o Festival de Artes que carrega o nome do maior artista da terra – Arthur Bispo do Rosario – reunirá as mais diversas manifestações culturais do município, do estado e do nordeste. Grupos folclóricos, para-folclóricos, teatrais, musicais e contemporâneos, estão inclusos na vasta programação, que segue até o próximo dia 9 de janeiro.
Apenas na noite de abertura – domingo -, segundo o secretário de Cultura, Robson Santos, 10 atrações devem se apresentar no espaço, que será montado em frente à Igreja Matriz. “É o ponto onde tudo começou. Colocamos em votação para os japaratubenses decidirem, e o povo escolheu que o festival voltasse para seu ponto de partida. Montamos uma programação diversificada, com todos os tipos de representantes culturais e temos certeza que agradará o público presente. No primeiro dia, por exemplo, teremos a Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa para abrilhantar a noite”, destaca o secretário.
“Lembrando que, a cada dia, teremos aproximadamente 16 apresentações, incluindo as atrações musicais da casa e de renome nacional, como Chico Queiroga e Antônio Rogério, Naurêa, Décio Nunes e Margareth Menezes. O festival ofertará atrações para todos os gostos. Quem gosta de teatro encontrará aqui em Japaratuba, quem gosta de boa música, também encontrará na cidade, enfim, serão várias opções de entretenimento”, completa.
Festa das Cabacinhas – Após o festejo religioso e social, o município sedia a tradicional Festa das Cabacinhas. Durante os dias 10, 11 e 12 de janeiro, diversas atrações conhecidas nacionalmente ficarão responsáveis pela animação do público. Na primeira noite de festa, sobem ao palco as bandas Swing Bamba, Forró dos Mais, Pablo e João Neto e Cezinha.
“Já no sábado à tarde, os foliões serão arrastados pela banda Oito7Nove4, comandada pelos filhos do cantor Bell Marques, e à noite a animação fica por conta de Suíte Forró, César Menotti e Fabiano, Carlos André, e as Coleguinhas Simone e Simaria. No domingo, dia 12, teremos mais um arrastão com Parangolé, e para finalizar a festa, à noite, sobem ao palco Bartô Galeno, em homenagem ao grande Reginaldo Rossi, Aviões do Forró, Max e Gabriel, Calcinha Preta e o PM Apaixonado. Vamos oferecer uma grande festa para os japaratubenses e visitantes”, afirma Hélio Sobral Leite, prefeito de Japaratuba.