Do G1 SE
Milhares de Fieis participaram da procissão de Bom Jesus dos Navegantes na tarde desta quarta-feira (1º) partindo de barcos pela ponte Imperador no Rio Sergipe em direção ao Iate Clube de Aracaju, seguindo pela Barra dos Coqueiros, Atalaia Nova, ponte Construtor João Alves até o Rio Pomonga e desembarcaram no mesmo ponto de partida.
O cortejo terrestre seguiu pelas ruas de Aracaju até a Colina de Santo Antônio, onde o arcebispo metropolitano, Dom José Palmeira Lessa, celebrou uma missa.
As homenagens ao santo começaram no domingo (29) quando dezenas de católicos levaram a imagem do padroeiro dos navegantes para a Catedral Metropolitana de Aracaju.
A tradição até 1914 era realizada em Penedo. A procissão saía da igreja e do convento de Nossa Senhora dos Anjos, com a imagem de Cristo Agonizante, mas foi proibida por não se tratar apenas de um culto religioso, e os fiéis e não-fiéis também aproveitavam o momento para divertir-se com jogos e danças.
A proibição não impediu a continuidade da festa e Antônio José dos Santos, conhecido como Antônio Peixe-Boi, solicitou ao escultor de Santos e Anjos da cidade, Cesáryo Martires, que esculpisse a imagem de Bom Jesus dos Navegantes e a partir de 1915 passou a arrastar o povo para as procissões.