Do G1 SE
O Prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) faz balanço da sua gestão durante o ano de 2013. Ele adiantou que vai priorizar em 2014 as áreas da educação e saúde. E nega qualquer intenção de candidatura a governador do Estado por estar envolvido com as atividades da prefeitura da capital.
João Alves analisa como pontos positivos do primeiro ano da sua gestão na prefeitura da capital a área da educação. “Apesar de ter encontrado uma prefeitura com R$ 158 milhões de dívidas para pagar imediatamente, a educação obteve avanços extraordinários”, comenta.
O gestor observa que assim que assumiu a administração, os jovens saiam do ensino fundamental sem saber ler. “Hoje elas aprendem a ler com seis anos de idade”, compara. Outro ponto positivo para ele ainda nessa área foram as aprovações na Olimpíada de Matemática. “Foram nove aprovações nesse concurso. Eles ganharam medalha de bronze.”, enfatiza.
Sobre a infraestrutura o prefeito adiantou que será inaugurado em janeiro o Mergulhão para favorecer a mobilidade urbana. Além de garantir a abertura da licitação para o BRT (Bus Rapid Transport) até o fim de fevereiro de 2014.
O modelo apresentado em Aracaju é um protótipo dos que já circulam em outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba com capacidade para levar 160 passageiros. Em Aracaju, os locais apontados como corredor para o BRT estão as avenidas: São Paulo, Coelho Campos, Tancredo Neves, Adélia Franco e Hermes Fontes.
As reclamações na área da saúde o prefeito garantiu que será uma das suas prioridades em 2014. “O governo federal fez algo criminoso. Há 10 anos não se corrige a tabela de preços do Sistema único de Saúde (SUS). Basta pegar um exame de eletrocardiograma. O SUS nos ressarce com apenas R$4,70. Esse valor não paga nem o papel. Com isso a prefeitura tem que reembolsar pelo menos vinte vezes mais”, reclama o gestor.
Os boatos de candidatura a governador do Estado João Alves nega qualquer intenção. “A minha meta é priorizar a prefeitura. Sempre digo que gato com dois sentidos não pega rato. Se divido as atenções neste momento acabo fracassando nas duas opções”, reflete.