Os vereadores de Rosário do Catete se reuniram na noite desta terça-feira (17) para dar segmento às votações para o encerramento do semestre. A prorrogação do recesso se deve a analise para os orçamentos da gestão 2014 da Prefeitura Municipal. A noite contou com a presença de populares e de representantes do Projeto Desafio: Transformando Vidas.
Logos após a abertura do presidente Delson Leão (PSB), a vereadora Amélia Correia (PSD) pediu mais atenção dos colegas sobre os trabalhos do Projeto Transformando Vidas, que será executado através da Associação Nossa Senhora do Rosário. De acordo com ela, o setor jurídico da Câmara Municipal encontrou algumas irregularidades nos andamentos do projeto, mas que tudo está sendo resolvido e a ação entrará em vigor assim que for aprovada em uma futura plenária.
O presidente da Casa, Delson Leão, afirmou que o problema está no atraso e falta das Certidões Negativas, importante documento que libera os recursos legalmente aos beneficiários, no caso, o Projeto Desafio: Transformando Vidas.
Em seguida o vereador Murilo subiu e também falou da importância do projeto. O parlamente afirmou que ação tem uma grande importância para comunidade e que precisa seguir em frente. A fala foi reforçada pelo presidente Delson Leão, que também subiu a tribuna para exigir os direitos dos membros da associação.
Delson reafirmou que tem grande empatia pela ação, mas que não poder fugir da lei e tem que seguir as regulamentações exigidas pelo setor jurídico da Câmara para poder aprovar e ajudar os membros da Associação Nossa Senhora do Rosário. “É preciso que a Associação se regularize para que possamos agir. Acreditamos no trabalho, sabemos da importância para a comunidade, mas temos que seguir o regulamento de acordo com a lei”, afirmou.
O vereador também fez críticas sobre o atraso no pagamento do 13º salário e do PIS, de falta investimentos na feira do Município e também no comércio local, que não tem recebido a devida atenção durante as festas de final do ano. “Não sabemos o porquê dessas dificuldades, porque dinheiro a Prefeitura de Rosário do Catete tem, diferente de outras cidades, e tem muito, mas, mesmo assim, a administração pública não age”, destacou.
O vereador Hélio dos Santos (PSB) parabenizou as várias confraternizações que vem acontecendo na cidade relevante ao esporte, mas criticou as atitudes que o secretário municipal de Esportes, Everton Leite, vem fazendo na comunidade. De acordo com o parlamentar, poucas ações relacionadas ao esporte estão sendo desenvolvidas e as que recebem apoio, não são compensadas dignamente. “Uma vergonha o secretário se aproveitar de uma confraternização para se comportar de forma desonrosa, misturando política com o esporte. Em vez de fazer isso, deveria trabalhar mais pela comunidade”, criticou.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta o Facebook
O parlamentar também chamou a atenção de todos os presentes para exoneração do servidor Valdemir Santos da Silva, mas conhecido como “Val Caixa D’água”. De acordo com Hélio dos Santos, a demissão se deve pela amizade que o cidadão tem com alguns vereadores, o que tem incomodado o prefeito Laércio Passos. O pronunciamento ganhou o apoio do vereador líder da oposição, Manoel Santana (PSB), que reforçou os argumentos do colega de bancada.
Manoel Santana falou que vai, assim como os demais vereadores, aprovar o Projeto Desafio: Transformando Vidas. Em seguida, também criticou o secretário de esportes sobre seu posicionamento na confraternização que aconteceu na comunidade. Lembrou ainda da situação sobre o transporte escolar no Município, que está precário e vem prejudicando os alunos e universitários, que estudam na comunidade e capital.
Logo após os vereadores se reuniram e votaram a favor do Projeto de Resolução da mesa diretora nº 02/2013, que institui a “Nova redação e acrescenta parágrafos ao art. 5º, da resolução nº 02, de 25 de abril de 1994”. De acordo com o regimento interno da Casa, o Projeto entra em vigor assim que for publicado. Os parlamentares ainda se reunirão na noite dessa quarta-feira (18) e quinta-feira (19), onde encerarão os trabalhos do semestre.
T.Dantas Comunicação e Marketing