“Na vida, temos três sonhos: o primeiro é acreditar no Papai Noel; o segundo é deixar de crer em sua existência, e o terceiro é se tornar o próprio Papai Noel”. É com essa frase que a Prefeitura de Pacatuba, distante 116 km da capital sergipana, através da Secretaria de Educação, deu o ponta pé inicial para a execução do projeto pioneiro “Natal Solidário”.
Idealizado após uma visita técnica às escolas da rede municipal de ensino – que detectou a carência de boa parte do alunado -, a ação tem como propósito incentivar servidores, moradores e empresários do município a adotarem cartas produzidas pelos alunos que integram as turmas do jardim ao 4º ano, e realizarem sonhos, vistos pelos olhos das crianças como impossíveis.
Segundo a secretária de Educação de Pacatuba, Leilane Silva Quitério, a perspectiva é atender os 2.300 pedidos feitos pelos estudantes, com o auxílio dos professores. “Instruímos os docentes a pedirem a cada aluno que eles listassem três presentes, sendo que destes, um seria de grande importância e os outros possíveis substitutos, ou seja, mais simples. Nas turmas do jardim, os educadores fizeram o cabeçalho e os pequenos expuseram seus desejos através de desenhos ou colagens”, explica Leilane.
Para que as cartas fossem confeccionadas, a Secretaria delimitou o prazo de 15 dias para entrega. Em seguida, segundo Leilane, iniciou-se o período de conscientização e divulgação na cidade. “O prefeito Alexandre Martins não mediu esforços para ajudar o projeto. Ele incentivou servidores a adotarem cartas e também assumiu o compromisso com diversas. Na cidade e no comércio não tem sido diferente: as pessoas estão entendendo a proposta e abraçando a ideia”, detalha.
Presença ilustre –E se é na infância que se cultua a imagem do “bom velhinho”, as crianças contarão com a visita de um convidado especial para realizar a entregas dos presentes: o Papai Noel. “Queremos que eles continuem cultivando esse sonho de infância. O próprio Papai Noel entregará os presentes nas escolas do município, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. Os professores, juntos aos alunos, estão preparando apresentações especiais para o convidado e logo ao final das atividades, receberão os brinquedos. A entrega acontecerá das 8h às 17h e cumprirá um cronograma, previamente elaborado”, destaca Leilane.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Ascom/PMP