O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) participou na tarde desta terça-feira, 12, da solenidade de anúncio de seleção dos municípios para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), programa de infraestrutura esportiva ao PAC 2. Em Sergipe quatro municípios foram selecionados – Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão.
Na capital Aracaju, serão três Centros – os bairros Aeroporto, Bugio e Ponto Novo serão beneficiados com ginásio poliesportivo, área de apoio, quadra externa, pista de atletismo dentre outros; já em Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão os espaços escolhidos foram relacionados a comunidades carentes. “Os Centros receberão atletas das escolas, que terão disponibilidade de escolher várias modalidades”, disse Amorim.
Segundo Amorim, os CIEs ampliarão as ofertas de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades. “Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão integrarão num só espaço físico, atividades e práticas de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes”, explicou o senador.
O projeto
O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.
O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Assessoria de Imprensa