Promover um espaço para a difusão de conhecimentos e o aprimoramento dos métodos utilizados na pecuária do Estado de Sergipe. Foi com essa finalidade que a Prefeitura de Japaratuba, localizada no Leste Sergipano, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com Emdagro e Associação dos Produtores Rurais de Japaratuba (Aprorjap), realizou mais uma edição da Festa do Leite.
O evento, que chegou este ano em sua 6ª edição, terminou no último sábado (7), e aconteceu no Parque de Exposições Carlos Lemos de Menezes – localizado ao lado da Clínica de Saúde da Família. Além de contar com a participação de produtores da cidade e regiões circunvizinhas, o evento ofertou vasta programação, com exposições, torneio leiteiro e shows com bandas locais.
“Resolvemos assumir a responsabilidade pela festa este ano e ficamos muito felizes com o resultado. Foi um grande encontro que oportunizou a troca de conhecimentos entre os participantes. Ao final, todos ganharam. Queremos aumentar a produção do leite no município e temos plena consciência de que, a única forma é incentivando a atividade”, afirmou Albert Moura, secretário de Agricultura e Pesca de Japaratuba.
Torneio – O destaque na noite de encerramento da festa foi a entrega da premiação para os produtores cujos gados de leite alcançaram os maiores índices de produção, durante o torneio leiteiro, ocorrido no evento. Os animais vitoriosos foram os criados na Fazenda Ilha, em Japaratuba.
“Nós somamos a quantidade de leite retirado nas ordenhas durante três dias. No caso dos animais de menor porte, o que chamamos de uma ordenha, a retirada foi feita uma vez ao dia. Já os gados de maior porte foram duas ordenhas diárias. Na categoria duas ordenhas, por exemplo, a vaca Batalha foi a vencedora”, explicou Albert.
Responsável pela entrega dos prêmios, o prefeito Hélio Sobral agradeceu a participação de todos os pecuaristas na 6ª edição da Festa do Leite, destacando a importância da atividade no estado.
“É uma atividade que pode proporcionar grande fonte renda para aqueles que trabalham com ela. Basta receber incentivos e é justamente o que quero fazer”.
“Eu, como engenheiro agrônomo e pecuarista, tenho interesse em tornar a cidade de Japaratuba uma das maiores produtoras de leite, mas tenho consciência de que preciso incentivar os pequenos produtores para isso. Este ano, o maior prêmio foi uma moto. Ano que vem, para estimular ainda mais a participação de todos, daremos um carro”, salientou o gestor.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Dayze Lima, da Assessoria de Comunicação