O deputado federal Rogério Carvalho assumiu, oficialmente nesta segunda-feira (09), a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores em Sergipe. Rogério participou da eleição direta no último dia 10 de novembro, onde obteve, 2960 votos e iria disputar o segundo turno com o também deputado federal Márcio Macedo, que desistiu diante do acordo entre Rogério Carvalho e a tendência Articulação de Esquerda, comandada pela deputada Ana Lúcia Vieira. Com o acordo, entre outras determinações para a condução do PT, ficou certo que Rogério presidirá o PT por dois anos e meio e Ana Lúcia, a atual vice-presidente, por um ano e meio.
A solenidade de posse aconteceu na sede do PT Estadual no centro da Capital. O Secretário de Estado da Casa Civil, e presidente do PT na gestão 2010/2014, Silvio Santos, discursou na abertura do evento e explicou que a Posse foi simbólica, já que todos ainda estão de luto pelo falecimento do governador Marcelo Deda, no último dia 02, mas no entanto, precisavam cumprir a determinação do diretório nacional.
Durante a fala, Silvio destacou a importância de se ocupar o cargo de presidente do PT, o qual ele já esteve duas vezes e disse que entrega dessa vez com a missão cumprida. “Saio da presidência, mas não da militância do PT, só quando morrer e me encontrar com Déda, que já deve estar montando um Diretório lá no Céu”, disse emocionado e prosseguiu;“ Vou continuar dando minha contribuição para a unidade partidária e o fortalecimento do PT. Essa unidade será fundamental para conduzirmos daqui para frente”.
Depois, em nova referência ao governador, Silvio Santos, diz que a morte de Déda “ Não foi uma perda apenas para o PT e Sergipe, foi uma perda para a política brasileira. Ele foi único”, mas acrescentou que o PT continua forte e que será exigido o devido respeito ao partido, “pela memória de Déda e também pelas lideranças que hoje carregam a bandeira e a estrela do PT”.
Em sua explanação, Rogério destacou a trajetória do Partido dos Trabalhadores e porque e como o PT realizou mudanças importantes para o Brasil: “ Se nós tivemos sucesso no governo brasileiro foi justamente por sempre, no PT, respeitarmos a diversidade. Se observarmos a quantidade de políticas públicas que os governos do presidente Lula e da presidente Dilma trouxeram que foram um dia, objeto de luta, objeto de reivindicação da sociedade, nós vamos ver o quanto a diversidade é um elemento constitutivo que faz parte de nossa história e de nossa bandeira e por isso, vamos lutar pela unidade, respeitando nossas divergências e nossas diferenças”.
Por fim, Rogério ressaltou o exemplo de vida e do político Marcelo Déda Chagas “ O lugar que Déda ocupou, não vai ser preenchido por ninguém. A história de Déda foi construída pela luta de vida dele.
Agora a continuidade da acumulação histórica na perspectiva de uma sociedade mais civilizada, essa é uma luta que vai requerer a participação de cada um de nós. E a superação do vazio que ele deixa, só será possível, que nós todos construirmos conjuntamente os ideais comuns a nós todos que construímos um partido de esquerda, o partido dos trabalhadores”, explicou mais uma vez, defendendo a unidade do partido.
Concluindo a fala, Rogerio avisou que no dia 10 de fevereiro deve ser realizado um grande ato político do PT, que marcará o início dessa nova gestão e homenageará o governador Marcelo Deda. Também no mês de fevereiro, deverá ser realizado o primeiro planejamento estratégico do PT, envolvendo todos os 72 diretórios, para definir os rumos do partido, fazer análise de conjuntura e organizar o PT para 2014 e para o futuro.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Pedro Carregosa, da Assessoria de Imprensa