Músicos do Estado de Sergipe realizarão uma manifestação na próxima terça-feira, 10/12, a partir das 7h da manhã, em frente à FUNCAJU. O presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Sergipe (SINDMUSE), Tonico Saraiva, relata que a manifestação cobra o cumprimento da portaria 3347 a qual estabelece que o sindicato deve ficar com uma via de qualquer contrato feito com músicos no Estado de Sergipe, seja para empresa pública ou privada.
“A FUNCAJU está divulgando que vai haver um réveillon e ainda não recebemos nenhuma documentação do órgão nem somos recebidos pela diretoria, apesar de termos tentado várias vezes através de visitas ao órgão e ofícios. A FUNCAJU é um local de tratar da cultura, como pode não dialogar com o músico?”, reclamou.
Saraiva cobra informações sobre a programação do Reveillon e mais respeito ao sindicato que é o órgão de classe que reúne os músicos de Sergipe. “A insatisfação é generalizada. Convido todo músico sergipano a participar desta manifestação em frente à FUNCAJU na terça-feira. Junte-se a nós e traga sua reivindicação”, enfatizou.
A diretoria do SINDMUSE também tem denunciado publicamente a existência de um “cartel de empresas de shows artísticos”, no qual os contratos de bandas e artistas se revezam entre poucos grupos e empresas de produção artística, sempre a depender de suas relações políticas com os contratantes. Ainda segundo o presidente do Sindmuse, muitas das bandas contratadas pelo poder público recebem um valor inferior ao que é declarado oficialmente, chegando em média a apenas 3% do total, o que abre precedentes para o desvio de milhões de reais.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
por: Iracema Corso, da Cut/SE