A instabilidade do tempo pode contribuir para a infestação de algumas doenças. Nesse período em que a variação climática oscila entre momentos de muito calor e chuva, o mosquito transmissor da dengue encontra o ambiente propício para a sua proliferação. Para evitar o aumento do vetor e, consequentemente, da doença a população deve adotar alguns cuidados no lar e até mesmo nos ambientes que frequenta.
Siga o SE Notícias pelo Twitter e curta no Facebook
De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Sidney Sá, é preciso que as pessoas evitem o acúmulo de água parada nas lavanderias, tanques, caixas d’água, vasos de plantas e em outros locais que possam ser um criadouro do mosquito, como o reservatório de água da geladeira. Além desses locais, a atenção precisa ser redobrada com os espaços, principalmente abertos, que são utilizados para entulhar materiais.
“Há pessoas que têm o hábito de guardar objetos, muitas vezes sem uso, em garagens ou até mesmo nos quintais. Nesses casos, elas devem analisar se naquele espaço há a possibilidade de acúmulo de água. Por menor que seja essa possibilidade poderá ser favorável para a eclosão do ovo do mosquito, que, pode acontecer até 30 minutos depois de depositado na água”.
Além dos cuidados por parte da população, o Governo de Sergipe segue investindo em ações de prevenção e promoção, como as que são desenvolvidas pela Brigada Itinerante da Dengue, uma espécie de equipe especial que atua como um reforço para as ações dos agentes municipais. Somente em 2013, essa equipe passou por 60 municípios sergipanos e visitou quase 190 mil imóveis. Nas inspeções, eliminou mais de 252 mil criadouros e tratou outros 47 mil. Além das ações diretas no foco, os agentes ainda orientaram mais de 25 mil sergipanos através das inspeções e de ações educativas nas escolas municipais.
“Através da SES, nossa equipe ainda faz o uso do carro fumacê, que é acionado quando a infestação do mosquito e os casos da doença estão acima da média permitida. Fornecemos material educativo e, diariamente, fazemos o acompanhamento das ações desenvolvidas nos 75 municípios”, complementa Sidney Sá.
Agência Sergipe de Notícia