A zona Norte da cidade ganhou um cenário diversificado neste sábado: estandes do Detran, do Banese, da SSP, consultórios médicos, unidades móveis para exames e oficinas educativas ocuparam a rua Sargento Brasiliano durante o Mutirão de Assistência, Serviços, Cidadania e Inclusão Social (Mais). O evento, idealizado pelo Governador Jackson Barreto, reforça o compromisso do governo do Estado em promover a assistência social e ampliar o acesso aos serviços públicos.
O governador em exercício acompanhou as atividades e destacou o caráter inclusivo do Mutirão.
“Hoje é um dia de encontro da comunidade do Santos Dumont com os serviços do Governo. É um mutirão de inclusão social, com serviços de várias modalidades e que estimula a integração dos moradores. Esse mutirão coincide com a inauguração da escola de Esportes do Bairro, que entregaremos logo mais à noite, e que é um projeto de Marcelo Déda. A escola de Esportes é um local de lazer para os jovens do Santos Dumont, oferece opções para a juventude, combatendo à violência e as drogas. Esse mutirão representa mais inclusão, mais interação do governo com a população. Vamos melhorar o projeto e levar para outros bairros, o próximo será o Santa Maria”, afirma.
As atividades do Mutirão de Assistência e Inclusão Social incluem as áreas de saúde, esporte e lazer e atenção a políticas para as mulheres. Na saúde foram disponibilizados quatro médicos clínicos gerais (dois no turno da manhã e dois no da tarde), atendimento oftalmológico, palestras de informação e esclarecimento sobre doenças crônicas, saúde da mulher e gravidez na adolescência. A unidade móvel do DST/Aids também atuou no evento e disponibilizou testes rápidos de Aids, Sífilis e Hepatites.
A dona de casa Odete de Araújo foi uma das primeiras pacientes atendidas no consultório oftalmológico. Ela conta que buscou o Mutirão pela agilidade na consulta. “Há dez dias, eu caí e quebrei os óculos. Cheguei a marcar consulta no médico, mas só tinha vaga para o fim do mês. Quando soube do Mutirão, acordei mais cedo para ser uma das primeiras no consultório e estou voltando para casa com a receita e óculos novos. Gostei muito do atendimento e espero que façam mais mutirões como esse”, relata.
Valdomiro de Alcântara também aproveitou o sábado para cuidar da saúde e fez exames de diabetes, de próstata e aferiu a pressão arterial. “Trabalho como motorista e durante a semana não tenho tempo de ir ao Posto de Saúde. Com o Mutirão, os serviços de saúde vieram até a minha casa e aproveitei a oportunidade. Depois dos exames, vou renovar minha carteira de identidade”, planeja.
Para a Coordenadora da promoção e Prevenção da Saúde da Fundação Hospitalar, Liliane Trindade, ações como o Mais favorecem o trabalho preventivo da rede de assistência à Saúde. “Estamos com 130 profissionais da área de Saúde trabalhando no Mutirão, envolvidos na marcação de consultas, exames e mobilização educacional. Com o Mutirão, conseguimos aumentar o número de avaliações antropomédica, que calcula peso, altura e circunferência abdominal. Com essa avaliação, conseguimos prevenir doenças como diabetes, pressão alta, colesterol. É um trabalho de prevenção muito importante que a maioria da população deixa em segundo plano por falta de tempo e hoje, nós conseguimos chegar até essas pessoas”, explica.
Ceac
Dispondo dos serviços de emissão de carteira de Identidade e de Trabalho, a unidade móvel do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) atraiu grande público durante o Evento. A doméstica Léa Fernanda, por exemplo, levou os três filhos ao Mutirão para tirarem Carteira de Identidade.
“Meus filhos têm 8, 7 e 2 anos e eu trabalho a semana inteira, é impossível levá-los para tirar os documentos. Esse Mutirão facilita muito nossa vida, espero que tenha mais vezes”, disse.
Assim como Léa, a dona de casa Jéssica Conceição também procurou serviços para os filhos no Mutirão. “Fui uma das primeiras a chegar e eles já foram atendidos pelo dentista e agora vamos tirar a carteira de Identidade”.
Com 17 funcionários, o Ceac Móvel disponibilizou a emissão de carteiras de Identidade e de Trabalho gratuitamente. “Cerca de 90% de nosso atendimento é solicitação de carteira de Identidade. Hoje, mais de 300 pessoas serão atendidas de forma gratuita. Para nós, que trabalhamos no Ceac, o Mutirão é de extrema importância porque conseguimos levar nossos serviços aos bairros mais carentes”, disse o diretor geral do Ceac, Rodrigo Silveira de Farias.
A Secretaria de Estado da Educação participou do Mutirão com oficinas de Braille e Libras, demonstração de recursos tecnológicos, massoterapia, jogos educativos e de salão, além de apresentações culturais.
O combate à violência contra a mulher também foi tema de atividades. A secretaria de Política para as Mulheres (SEPM) debateu o assunto, e ofertou atendimento psicossocial e jurídico de forma individual. Além disso, os profissionais da SEPM divulgaram os Programas de Formação Profissional e Autonomia Econômica das Mulheres disponíveis na Secretaria. Confira a programação completa do Mais:
Olavo Bilac
Na ocasião, o governador em exercício Jackson Barreto visitou a escola estadual Olavo Bilac, localizada no Bairro, e determinou a retomada das obras na unidade de ensino.
“Nossa visita ao Olavo Bilac atende ao pedido dos estudantes e do grêmio. A situação física da escola é preocupante. Lamentamos a desistência da empresa que ganhou a licitação e a lei exige um prazo de 90 dias para nova licitação. Estamos aqui para explicar o motivo da paralisação da obra e alugar um prédio para que os alunos sejam transferidos e não tenham o ano letivo prejudicado. A reforma do Olavo Bilac está orçada em R$1,3 milhão”, declarou Jackson Barreto.
Presidente do Grêmio Estudantil da escola, Wanderson Silva, avaliou positivamente a visita. “Essa visita demonstra o compromisso do Governo com a educação e com a comunidade estudantil do Olavo Bilac. Os compromissos firmados com Jackson Barreto na reunião que tivemos já foram honrados e estamos satisfeitos. Os livros e carteiras que pedimos, chegaram esta semana”, disse.
O presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas, Jorielton Oliveira, também acompanhou a visita e demonstrou satisfação.
“A rede pública de ensino melhorou muito nos últimos anos, mas ainda temos muito problemas e o compromisso do governador Jackson Barreto é muito importante para a comunidade estudantil. Vamos continuar acompanhando as solicitações do Olavo Bilac e apresentar as necessidades de outras escolas estaduais”, disse.