Exatas doze horas. Da meia noite ao meio dia deste domingo, 24. Foi o tempo que durou a blitz da lei seca realizada pela CPTRAn neste fim de semana. A operação é considerada como a maior do Estado desde quando a lei seca foi implantada no país. O lamentável é que essa também foi a blitz que resultou no maior número de autuações e prisões por embriaguez ao volante.
Dos 427 testes com o bafômetro, 47 condutores foram autuados por dirigirem sob influência do álcool, sendo que, destes, 23 foram presos em flagrante por terem ultrapassado o limite permitido em lei que é de 0,33 mg/l. Entre os presos, uma mulher de 32 anos, que além de ser flagrada no teste do etilômetro com 0,39 mg/l, estava sem a carteira nacional de habilitação.
A CPTRAn utilizou um efetivo de 52 policiais militares em dois pontos distintos e simultâneos, sendo um na Av. Santos Dumont, próximo a passarela do caranguejo e o outro na av. Beira Mar, sentido centro. Exatamente nos locais de passagem “obrigatória”, dos veículos que voltavam da Odonto Fantasy (a maior festa a fantasia do Estado).
ESTRATÉGIA DIFERENCIADA:
Segundo o capitão Fábio Machado, comandante da CPTRAn, que esteve pessoalmente à frente da operação, a estratégia diferenciada esse ano se deu em função dos condutores que esperavam o fim da blitz, ao amanhecer, para voltarem para casa achando que estavam apenas “driblando” a legislação, mas, não se davam conta que ofereciam perigo da mesma forma à sociedade: “Infelizmente muitos condutores de forma irresponsável optavam em arriscarem as suas próprias vidas, retornando da festa após o final da blitz, e desta forma os mesmos ainda alcoolizados, aliados ao cansaço físico e o sono, aumentavam de forma potencial o risco de se envolverem em acidentes de trânsito, justificou.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
O oficial considerou ainda que o trabalho foi desgastante, mas, ao mesmo tempo, gratificante: “Apesar do intenso desgaste físico da operação que acarretou para a tropa empregada, o objetivo esperado foi alcançado. A esperança continua, sem dúvida, pois esperamos que um dia a sociedade se conscientize que a vida deve estar sempre em primeiro lugar e que o trânsito seguro e com responsabilidade deve ser buscado por todos”, finalizou.
COMPARATIVO LEI SECA ODONTO 2012/2013:
Em 2012, na blitz lei seca em função da mesma festa, a CPTRAn prendeu 15 pessoas. Os números desse ano superam em mais de 50%.
OUTRAS AUTUAÇÕES:
Foram ainda autuados 101 condutores por infrações diversas, 44 CNHs apreendidas e 7 veículos recolhidos ao pátio do DETRAn por estarem com licenciamentos vencidos.
PRISÕES LEI SECA 2012 / 2013
Ao compararmos os números da lei seca de 2012 com os de 2013 os dados são alarmantes. Durante todo o ano passado foram realizadas 129 prisões de condutores sob influência do álcool. Estamos quase no fim do penúltimo mês de 2013 e as prisões por embriaguez ao volante já somam 416, ou seja, pouco mais que o triplo das ocorrências de 2012.
Redação: Sergipe é Notícia, com dados da CPTRAn