O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), prepara a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) para as próximas semanas. Moderno e amplo, o novo espaço conta com 65 leitos habilitados pelo Ministério da Saúde e é fruto do investimento de R$ 7 milhões em obras e R$ 2,5 milhões na aquisição de equipamentos.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Segundo o diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino, os últimos ajustes já foram feitos como a colocação de cortinas e divisórias nos leitos. “A expectativa é de que, em dezembro, iniciemos a transferência dos pacientes para a área nova, dando início ao funcionamento da nova UTI do Huse. Todos os detalhes estão praticamente concluídos para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham um espaço amplo e acolhedor”, destaca.
Entre os equipamentos já instalados na nova UTI estão os monitores cardíacos, ventiladores mecânicos e camas automatizadas. Os leitos, que já funcionam no Huse, terão, a partir de agora, uma nova ambiência para acolher os pacientes em estado crítico de forma integrada.
“A área de leitos críticos tem sido um desafio e uma prioridade para o Governo do Estado. A abertura dessa nova UTI representará um marco na saúde pública de Sergipe, a consolidação dos avanços no Huse e o resultado do compromisso do Governo com a assistência. Além dos leitos de UTI que já funcionam em Lagarto, o Governo tem se debruçado no sentido de abrir, também, os leitos de UTI nos hospitais regionais de Itabaiana e Estância. Em Itabaiana, estamos trabalhando para abrir a UTI ainda este ano”, esclarece a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.
O médico e coordenador da UTI do Huse, André Erreria, destaca a melhoria desse novo espaço tanto para os pacientes quanto para os profissionais da unidade. “A nova UTI é mais humanizada e teremos diversas melhorias como, por exemplo, a ampliação da visita aos pacientes no setor. Hoje, ela é feita uma vez por dia. Com a inauguração, a visita acontecerá duas vezes por dia, em toda a UTI, porque o espaço privativo do leito é maior. A partir de agora, naqueles casos em que é indicado que o paciente fique com o acompanhante, haverá espaço para que ele fique sentado em uma poltrona durante todo o tempo”, afirma.
Ainda de acordo com o coordenador, além da ampliação do espaço físico, a nova UTI conta com equipamentos mais modernos. “O parque tecnológico está muito mais avançado. O espaço é mais amplo, arejado, conta com climatização e não há recirculação de ar. Isso significa que o ar será renovado a todo o tempo e o ar sujo será enviado para fora da UTI”, pontua.
Para o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde, Hamilton Santana, “a nova UTI do Huse será um grande avanço para a saúde do estado. O novo espaço integra os leitos e, muito mais que a ampliação, traz uma nova ambiência e estrutura para melhor acolher os pacientes. Essa abertura faz parte de um pacote de medidas que está sendo adotado pelo Governo no sentido de ampliar a assistência em saúde, a exemplo da abertura de leitos e do centro cirúrgico em Estância, da ampliação no número de cirurgias ortopédicas, inclusive com abertura da urgência ortopédica 24 horas de Itabaiana, dos avanços na Oncologia e no abastecimento da rede. Essas têm sido prioridades da gestão e determinação do governador em exercício, Jackson Barreto, que acompanha de perto a implantação dessas medidas”.
Agência Sergipe de Notícia