Os mototaxistas de Itaporanga D’Ajuda receberam na tarde desta terça-feira (29), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma boa notícia do poder público municipal: serão incluídos no Vale Gás, programa idealizado pela atual gestão para beneficiar pessoas de baixa renda.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Com auditório lotado por mototaxistas, a prefeita Maria das Graças (Gracinha) anunciou o benefício para aproximadamente 100 profissionais que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa. Cada mototaxista terá direito mensalmente a uma recarga de botijão de gás de cozinha de 13 kg.
Com recursos do próprio município, o Vale Gás vai contribuir para diminuir o impacto no orçamento doméstico das famílias dos mototaxistas com a aquisição do gás de cozinha.
A médica Elma Amorim, integrante da Secretaria Municipal de Assistência Social, destaca a importância do programa e o esforço da administração em estender o benefício para os mototaxistas.
“Esse programa é muito importante porque o seu valor social é incalculável. Imaginemos quantas famílias se sacrificam para reservar todos os meses o valor do gás de cozinha. É um dinheiro, por exemplo, que elas poderiam comprar mais alimentos ou até mesmo uma roupa para o filho. Portanto, esse benefício vai ajudar e muito os mototaxistas e seus familiares. É um esforço muito grande que a gestão da prefeita Gracinha está fazendo para contemplar esses profissionais que tanto ajudam o nosso povo”, diz Elma.
De acordo com a prefeita Gracinha, que foi bastante aplaudida pelos mototaxistas, estender o Vale Gás para a categoria é reconhecer a importância social deste seguimento tão importante e indispensável para a população.
“Os mototaxistas têm um valor muito grande para a população carente, principalmente para aqueles que não podem pagar a corrida de um táxi. E analisando com a nossa equipe técnica chegamos a conclusão que era importante incluí-los nessa lista de beneficiários do Vale Gás, até porque o que eles ganham por mês é muito pouco. Tenho certeza que estamos ajudando a cada um deles a melhorar o orçamento familiar”, observa Gracinha.
Os mototaxistas elogiaram a iniciativa da administração municipal e reconheceram o esforço da prefeita Gracinha em atender os anseios da população mais carente do município.
“Estou muito feliz porque vejo o quanto a prefeita Gracinha tem feito pelos mais carentes de Itaporanga. Ela demonstra o carinho e o respeito que tem por nós, mototaxistas, que passamos o dia todo trabalhando e no final do dia não conseguimos ganhar o suficiente para sustentar nossa família. Esse benefício chegou em boa hora”, comemora o moto taxistas Antônio Carlos, que ainda reconhece as obras da prefeitura em prol da categoria.
“O povo de Itaporanga está de parabéns por ter uma prefeita que se lembra dos mais carentes. Agradecemos pelo Vale Gás, mas também não podemos deixar de reconhecer que foi na gestão da prefeita Gracinha que foi concretizado o sonho dos pontos de mototáxi. Antes nós ficávamos no sol ou na chuva aguardando o passageiro, era uma verdadeira humilhação. Graças a Deus e à prefeita, hoje nós temos um ponto confortável e aconchegante, tanto aqui no Centro como na Estação”, conclui.
Definido por parâmetros de renda e constituição familiar, o Programa tem por finalidade a entrega de um Vale Gás, que será trocado em estabelecimento comercial do município habilitado a fazer a troca, e repassar uma recarga de gás de cozinha às famílias com renda de até ½ (meio) salário mínimo. O beneficiado também terá que comprovar que os filhos menores de 18 anos estão matriculados e frequentando a rede pública de ensino e possuir perfil no cadastro único.
Além da prefeita Gracinha, estiveram presentes à solenidade o secretário municipal de Governo, Thiago Luduvice, a médica Elma Amorim e os vereadores Tonho de Luquinha, Gilson Me Ajude, Renatinho de Zé de Lili e a presidente da Câmara Municipal, Mariza da Mata.
T. Dantas Comunicação