por SALES NETO – Sales Neto.com.br
Institutos insistem em não realizar o cenário mais provável que é João, Jackson e Amorim
Pesquisa do Instituto Padrão divulgada amplamente ontem por setores da imprensa demonstra movimentos interessantes em relação a do Dataform publicada há 15 dias.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Elas fazem diversos cenários envolvendo o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o governador em exercício Jackson Barretos e os senadores Eduardo Amorim e Antônio Carlos Valadares.
Vamos comparar os números:
No cenário com quatro candidatos: João tinha 28% pela pesquisa do Dataform e agora tem 38%. Subiu. Jackson Barreto tinha 10% e passou para 19%, ou seja, um aumento de quase 100%. Foi o que mais subiu. Eduardo Amorim tinha 19,5% na pesquisa do Dataform e agora tem 18%. Caiu dentro da margem de erro. E Valadares que tinha 10% na pesquisa do Dataform agora tem 11% na do Padrão. Subiu dentro da Marge de erro.
No cenário com apenas Jackson Barreto e Eduardo Amorim: Jackson Barreto tinha 25%, subiu para 33,9% quando comparamos as duas pesquisas num intervalo de 15 dias. Eduardo Amorim tinha 33% e passou para 36%. Estão empatados tecnicamente porque a margem de erro é de 3%, mas o crescimento maior foi de Jackson Barreto.
No cenário com apenas João e Amorim: João Alves tinha 36% e agora tem 48,5%. Subiu muito. Já Eduardo Amorim tinha 28,5 e passou para 29,3%. Subiu dentro da margem de erro.
Conclusão dos números: No primeiro cenário João e Jackson subiram bem. Amorim e Valadares estagnaram na margem de erro. No segundo cenário (JB e Amorim) o crescimento maior foi de Jackson, Amorim estagnou na margem de erro. Cenário três (João e Amorim) João Alves dispara e Amorim estagna na margem de erro.
Jackson e João crescem. Amorim estagna. Conclusão dos números, repito.
O estranho é que nenhum desses institutos citados acima revelam o cenário mais provável que é uma disputa entre João Alves Filho, Jackson Barreto e Eduardo Amorim.