Em parceria com Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), a Prefeitura de Pacatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o 2º Mutirão para diagnosticar o glaucoma, doença que provoca perda da visão.
Siga o SE Notícias no Twitter e curta no Facebook
Durante todo o dia foram realizados o chamado teste de risco, a fim de diagnosticar as pessoas com maiores chances de adquirir a doença e encaminhá-las aos exames de diagnóstico do glaucoma. Ao todo, 100 profissionais de saúde, entre médicos oftalmologistas, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde participaram da iniciativa. A ação ocorreu, no Grupo Escolar João Machado Rollemberg Mendonça.
O mutirão beneficiou 214 pessoas com atendimento especializado de Glaucoma e Catarata, onde foram feitos a verificação da pressão ocular, consultas oftalmológicas e distribuição gratuita de medicação aos pacientes beneficiados.
No primeiro mutirão, ocorrido no último dia 4 de outubro, a procura pelo serviço gratuito foi grande. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Maria Jairlene Cardoso, aproximadamente 140 pessoas foram atendidas buscando diagnosticar problemas na visão, principalmente o glaucoma. Ela informou ainda que o mutirão se trata de um importante programa de saúde pública que só é possível graças o apoio do prefeito Alexandre Martins. “Foram encaminhados ainda pacientes para a realização de procedimentos cirúrgicos e, se necessário a utilização de óculos de grau”, disse.
Foram detectados, durante a realização deste mutirão, 68 pessoas com Glaucoma.
Outros serviços
Durante o evento, agentes comunitários de saúde realizaram, em uma tenda anexa à unidade Escolar, atendimento de aferição de pressão arterial das pessoas que aguardavam a realização dos exames, realizados pelo médico, além de distribuição de colírio para os pacientes do glaucoma.
O glaucoma representa hoje a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A doença tem características específicas, em que acorre dano ao nervo óptico e perda progressiva e irreversível do campo visual, causado geralmente por aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular). Daí a importância em promover ações como esta que visa a atender pessoas que não tem acesso ou não costumam, ir ao oftalmologista com freqüência.
Prestígio
Presente ao mutirão o secretário Municipal de Finanças, Clodoaldo Santos (Aldo), se diz feliz com a participação da comunidade no mutirão. “No segundo mutirão foram atendidas 214 pessoas e ficamos muito feliz em participar deste projeto, pois ajudamos centenas de pessoas aqui da cidade e dos povoados que é muito carente. Essa ação é de grande valia para estas pessoas que necessitam do serviço do Sistema Único de Saúde”, afirmou.
Além da secretária de saúde Maria Jairlene Cardoso, e do secretário de finanças Clodoaldo Santos, o vice-prefeito Vitalino Moura, prestigiou a ação acompanhado dos secretários: Faustilene Melo Santos (Assistência Social), Genivaldo Santos (Turismo e eventos), Antonio José Inácio (Transportes), Edjanio Lemos (Obras) e Rosana Barreto (Gabinete). Além da primeira dama do município Iara Martins. Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Luiz Bezerra, Jurandir, Fernando Pinto, e o Presidente da Câmara Juarez Pinto.
O prefeito Alexandre Martins não participou do 2º mutirão de Glaucoma porque estava em Brasília viabilizando liberação de emendas para Pacatuba.