Desde 2012 o Governo de Sergipe executa ações no mercado chileno, onde equipes da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) visitaram por três vezes as grandes operadoras de turismo do país, participando também das feiras de turismo. Em setembro deste ano, por três dias, foi realizado no Chile o Workshop “Sergipe es Todo de Bueno”, capacitando cerca de 100 profissionais da área do turismo daquele país.
Através de um sorteio, quatro agentes de viagem do Chile foram selecionados para virem a Sergipe, conhecer o estado e torná-lo mais um destino turístico brasileiro a ser vendido em seu país. No dia 17.10, os agentes chegaram a Aracaju onde fizeram um city tour, conhecendo os principais pontos turísticos da cidade. O Parque da Cidade, a Colina de Santo Antônio, Praça Olímpio Campos, Museu da Gente Sergipana, Mercado Municipal Antônio Franco, Mercado Thales Ferraz e um passeio de catamarã pelo Rio Sergipe foram parte do itinerário que os agentes seguiram no primeiro dia, onde puderam imediatamente reconhecer e conferir, ao vivo, tudo aquilo que lhes foi mostrado em Santiago pelas equipes da Setur e Emsetur.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
“Desde 2012 que o Governo de Sergipe vem executando ações no mercado chileno e, na quinta-feira, desembarcou em Aracaju o primeiro grupo de agentes de viagem que vieram conferir ao vivo, tudo aquilo que mostramos para eles em Santiago. Isso é importantíssimo, pois eles voltarão para o Chile contando as boas experiências, os bons momentos que aqui passaram. Outros famtours originados do mercado estão previstos para acontecer ainda este ano”, antecipou o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral.
‘Sergipe Encantador’
Para o agente Julio Miguel, que trabalha com turismo há 30 anos, havia a necessidade de conhecer outro destino brasileiro para ser vendido em seu país. “Trabalho vendendo destinos turísticos, e sempre que vendia viagens para o Brasil, me limitava a vender Florianópolis e Búzios – o que eu vendo há muito tempo”, disse. “Mas passarei a vender Sergipe, porque encontrei aqui uma bela opção para viagem”, comentou encantado com o misto de rios e praias que a capital sergipana oferece. “Aracaju é uma cidade limpa e tranquila, mas algo que realmente me chamou a atenção aqui é que em todos os lugares que fomos conhecer, havia pessoas para nos atender e nos dar as informações necessárias sobre o local”, completou o chileno.
No segundo dia de visita a Sergipe, os agentes de viagem conheceram as cidades de Laranjeiras e São Cristóvão, onde puderam apreciar arquiteturas coloniais, ruas, casarios e igrejas, respirando da mais pura história sergipana. A agente Jessica Melissa, que é colombiana, mas vive no Chile há aproximadamente 10 anos, acredita que Aracaju é uma cidade autêntica. “A cultura daqui é muito forte, e ver esta cidade e seus municípios é realmente encantador”, disse.
Além dos passeios pela cidade e municípios sergipanos, os agentes fizeram visitas aos hotéis de Aracaju. Na lista de hotéis visitados por eles, o Hotel da Costa, Hotel Radisson, Hotel Celi, Real Classic, Real Praia e Prodigy Beach Resort & Conventions Aracaju, onde ficarão hospedados até o dia 20. Vale destacar que para essas ações o Governo de Sergipe, através da Setur e Emsetur, conta com a colaboração do Comitê Descubra Brasil e da Embaixada do Brasil no Chile, seguindo as orientações do Plano Aquarela 2020 da Embratur, que lista o Chile como um dos mercados prioritários para o Brasil.
Setur/SE