Sergipe é um estado empreendedor, é o que demonstra o primeiro dia da Feira do Empreendedor 2013, com mais de duas mil pessoas visitando o Centro de Convenções. Desde as 16h o CIC estava com suas portas abertas, recebendo empreendedores de vários segmentos. A abertura oficial aconteceu às 19h, no Teatro Tobias Barreto, e contou com uma programação bem eclética. Teve musica medieval, coral da Petrobras acompanhado de sanfona e violino, show pirotécnico e palestra magna com o jornalista Luis Nassif.
O evento foi bem prestigiado, além do presidente do Conselho do Sebrae, Antonio Carlos Araujo, e dos diretores Lauro Vasconcelos, Emanoel Sobral e Marcelo Barreto, estavam presentes o governador em exercício Jackson Barreto, o Secretário da Fazenda de Aracaju, Nilson Lima, representando o prefeito João Alves, o gerente da Petrobras Luis Robério, o superintendente em exercício do Banco do Brasil Eduardo Morais, políticos, lideranças empresariais e um grande público formado principalmente por empreendedores interessados em ampliar seus conhecimentos.
Siga o SE Notícias no Twitter e no Facebook
Para o governador Jackson Barreto, a Feira do Empreendedor é uma feira diferente. “Nesse evento o visitante não vem com a sacola, vem com a cachola, aprender. É a feira da inteligência, da experiência, das micro e pequenas empresas, do microempreendedor individual. Todos a procura de oportunidades de negócios, e o Sebrae é um grande incentivador do empreendedorismo”, destaca o Governador.
O secretário Nilson Lima também gostou do que viu. “O Sebrae é uma instituição fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios, trabalhando com dedicação para criar um ambiente favorável para o MEI, a micro e pequena empresa. A expectativa da Prefeitura de Aracaju é que essa Feira traga bons ventos para os negócios sergipanos”, afirma o Secretário Municipal.
Já Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, ficou satisfeito com o primeiro dia do evento. “Esta feira é o maior evento que o Sebrae realiza com foco em gerar oportunidades de negócios. Nosso principal objetivo é criar um ambiente favorável para a realização de parcerias comerciais, acesso ao conhecimento, orientação empresarial. É missão do Sebrae apoiar os empreendedores que querem abrir um novo negócio ou ampliar seus investimentos. Vale destacar que 99% das empresas formais existentes no Brasil são MPEs”, alertou o Superintendente.
Cenário Econômico
O jornalista Luis Nassif fez uma análise econômica da história do Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais. Para Nassif o crescimento do País passa pelas MPEs, pelas redes de desenvolvimento, destacando a gestão e inovação. “Quando vejo Sergipe 10, 20 anos atrás, e comparo com o momento atual, com essa feira do empreendedor, percebe-se o crescimento que o Estado teve. É um processo de construção social, melhorando as estruturas e o ambiente das micro e pequenas empresas, conseqüência de um conjunto de políticas sociais fortes”.
Da Assessoria de Comunicação/Sebrae/SE