O Ministério do Turismo (MTur) visando promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, aposentados e pensionistas, lançou o Viaja Mais Melhor Idade, que está em sua segunda edição e faz parte do Programa Viaja Mais. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) são parceiras deste programa que oferta descontos a partir de 20% e vantagens variadas, como diárias extras, entradas, passeios gratuitos, entre outros benefícios, proporcionando ao turista da melhor idade a oportunidade de viajar e usufruir os benefícios da atividade, promovendo assim o fortalecimento do setor turístico no Brasil.
Pessoas a partir de 60 anos representam mais de 12% da população brasileira, número que vem se expandindo ano após ano e as campanhas realizadas pelo MTur pretendem estimular as viagens e o turismo em todo o Brasil, fazendo com que o fluxo turístico de idosos, aposentados e pensionistas seja ampliado. O objetivo do programa é movimentar o mercado de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa vai oferecer oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com o Presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, o relançamento do Viaja Mais Melhor Idade pelo Governo Federal tem tudo a ver com Sergipe, pois a capital do estado, Aracaju, é extremamente atrativa para o turismo da Melhor Idade por apresentar baixos índices de violência, sendo uma cidade plana de fácil mobilidade e com uma orla convidativa para as caminhadas de quem precisa dela como terapia. ”Acredito eu que este é também um programa que pode ser uma ferramenta importante para a hotelaria, bares e restaurantes e para os receptivos nos períodos de baixa temporada. A Melhor Idade pode viajar em qualquer época, o que torna nosso destino muito atrativo. Quando defendo a atratividade de nosso destino lembro que a Melhor Idade gosta, e muito, de roteiros de sol e mar, desde que sejam tranquilos”. Paulo Henrique ressaltou que o engajamento de todo o trade sergipano pode trazer ganhos em escala, através de formatação de pacotes, criação de alternativas de passeios, “como é proposta do programa; uma política de preços atrativos, de modo que a Melhor Idade se sinta prestigiada e possa ser propagadora do destino, de maneira positiva”, espera.
No dia 15 de outubro haverá uma reunião de alinhamento do Programa Viaja Mais e, de acordo com a assistente social da Emsetur, Lourdes Moreira, também interlocutora do Programa em Sergipe, esta será uma oportunidade para realizar o alinhamento das ações e informações acerca do papel de cada Unidade Federada no processo. “Todos os estados deverão fornecer as informações necessárias para estimular o desenvolvimento do programa, para assim ofertarmos da melhor maneira possível os produtos e serviços para este grupo tão crescente que é a terceira idade.”
Requisitos para o cadastro de empresas no Viaja Mais Melhor Idade
O programa estabeleceu alguns requisitos a serem seguidos para que um prestador de serviços turísticos participe do projeto e faça suas ofertas. São eles: Ser associado a uma entidade representativa do setor parceira do MTur (por exemplo uma associação), possuir cadastro em situação regular no Ministério do Turismo (Cadastur), preencher o formulário de credenciamento no portal do programa, cadastrar ou comercializar pelo menos uma oferta exclusiva para o público do Viaja Mais Melhor Idade, aceitar termos de adesão e de responsabilidade do Viaja Mais Melhor idade e se responsabilizar pela veracidade e pela manutenção da oferta divulgada. Todos os requisitos necessários para cadastro de empresas no programa podem ser encontrados no portal www.viajamais.gov.br.